Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Senadores desconfiam que golpistas tiveram treinamento policial

CPI que está sendo articulada deve se debruçar sobre organização e financiamento dos atos de vandalismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Senadores que participaram da reunião de líderes nesta segunda-feira (9) desconfiam que os golpistas que depredaram o Congresso Nacional tiveram treinamento policial ou de outras forças de segurança.

"Houve uma ação organizada, orquestrada. É preciso verificar quem os orientou", afirma o líder do PT, Paulo Rocha (PA).

0
Estrago patrimonial no prédio do Congresso Nacional, invadido na tarde deste domingo (8), por manifestantes bolsonaristas. É possível identificar objetos quebrados, cadeiras jogadas e vidros estilhaçados, além de extintores e mangueiras contra incêndio espalhadas pelo local. Foto: Pedro França/Agência Senado - Pedro França/Agência Senado

Segundo ele, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que está sendo articulada para investigar os atos antidemocráticos deve se debruçar sobre a organização dos atos de vandalismo e sobre o financiamento.

Questionando se o colegiado poderia avançar sobre parlamentares que tenham incentivado a ida de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Praça dos Três Poderes, ele defendeu não ser "o momento para isso". Mas não descartou a responsabilização de Bolsonaro.

O presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital (MDB-PB), esclareceu que a CPI, caso seja aberta, só será na próxima legislatura, que se inicia em fevereiro.

A cúpula do Senado e líderes partidários avançaram nas conversas para a instalação de uma CPI para investigar os responsáveis pelos ataques golpistas de domingo (8), em Brasília.

Integrantes da Casa afirmam que são grandes as chances de funcionamento da comissão a partir de fevereiro, depois da posse dos 27 senadores eleitos em outubro passado. Se a CPI fosse instalada antes disso, ela teria que ser encerrada ao fim da legislatura atual, em 1° de fevereiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.