Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Banco Central

Ala centrista do governo Lula não respalda mudança no BC

PSD, MDB e União Brasil apoiam independência da instituição, como manda lei de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As investidas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o Banco Central não devem ter respaldo na ala centrista de sua coalizão de governo.

Presidente do PSD, Gilberto Kassab, diz que as críticas do presidente são esperadas, mas defende manter a independência da instituição, como manda lei aprovada em 2021.

Roberto Campos Neto, presidente do BC, e Gilberto Kassab, presidente do PSD, na posse do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)
Roberto Campos Neto, presidente do BC, e Gilberto Kassab, presidente do PSD, na posse do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) - Zanone Fraissat-1º.jan.2023/Folhapress

No MDB, este ponto constou do programa de governo de Simone Tebet, atual ministra do Planejamento. "Combater a inflação de forma permanente, com política fiscal responsável, contribuindo de forma positiva para a efetividade da política monetária sob comando do Banco Central independente", diz o plano dela para a eleição presidencial do ano passado.

O União Brasil tampouco respalda a mudança no formato defendida pelos partidos de esquerda.

Há semanas, Lula vem criticando a atuação do BC na definição dos juros. Nesta segunda-feira (6), ele disse que o patamar atual da taxa "é uma vergonha".

"Não existe justificativa nenhuma para que a taxa de juros esteja em 13,50% [ela está na verdade em 13,75%]. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juro", disse Lula.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.