Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu yanomami Congresso Nacional

Senadora vê ação atabalhoada em visita irregular de colega pró-garimpo a terra yanomami

Chico Rodrigues preside a comissão externa que vai investigar a situação dos indígenas e foi ao território sem aval da Funai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), vice-presidente da comissão temporária externa criada no Senado para acompanhar a crise dos yanomamis, qualificou como atabalhoada a visita irregular feita pelo presidente do colegiado, Chico Rodrigues (PSB-RR), ao território indígena.

Rodrigues defende publicamente o garimpo em terras indígenas e, no último dia 15, foi eleito presidente da comissão, que busca investigar a situação da Terra Indígena (TI) Yanomami.

"Em síntese: [a visita foi] atabalhoada e sem propósito real de defesa dos yanomamis", criticou a vice-presidente do colegiado.

Crianças yanomamis desnutridas e com doenças como verminoses
Crianças yanomamis apresentam quadros graves de desnutrição e doenças como verminoses - Júnior Hekurari Yanomami

Na segunda-feira (20), o senador foi ao território sem que tivesse negociado com o COE (Centro de Operação de Emergências), colegiado que comanda as ações de emergência voltadas aos indígenas. A visita também não teve aval da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Ele não foi acompanhado por nenhum dos outros quatro membros do colegiado na visita — além de Rodrigues e Eliziane Gama, a comissão externa tem como integrantes o senador Dr. Hiran (PP-RR), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o senador Humberto Costa (PT-PE).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.