Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus yanomami

Vara judicial que atende yanomamis ganha reforço após inspeção

Unidade é a segunda com maior volume de processos do TRF-1 e tinha apenas um juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, recebeu um novo juiz auxiliar, após a Corregedoria Nacional de Justiça, ligada ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), pedir esclarecimentos sobre a atuação da unidade, que atende questões ligadas aos yanomamis no estado. Cabe a ela combater as atividades ilegais na Terra Indígena, tais como o garimpo e invasões, por exemplo.

O juiz federal substituto Rodrigo Meireles Ortiz, que está no cargo desde 7 de fevereiro com dedicação exclusiva, receberá o reforço de Gabriel Augusto Faria dos Santos, que irá acumular as atividades com o ofício que exerce na 3ª Vara de Roraima.

Criança indígena de quatro anos, com sintomas de subnutrição, recebe tratamento em Roraima (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli) - REUTERS

A 4ª Vara é a única especializada em matéria criminal e recebe o segundo maior volume de processos se comparada a todas as varas criminais do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O tribunal, até o ano passado incluía 11 estados, entre eles Minas Gerais, Bahia, Amazonas e o Distrito Federal.

Em 2022, a seção Judiciária de Roraima recebeu 2.311 processos tendo apenas um juiz para analisá-los. Ela ficou atrás apenas da 7ª Vara em Rondônia, com 2.740; a média no TRF-1 é de 1.196.

"Pelos números, verifica-se que há uma movimentação intensa de processos, por ser uma vara localizada na fronteira com a Venezuela e com a Guiana, além dos povos indígenas que habitam o território de Roraima", destaca o relatório enviado ao CNJ.

Apesar da escassez de recursos humanos, a correição do CNJ apontou que o fluxo do trabalho atende à demanda. "Isso porque, considerado o período de 01/01/2021 a 07/02/2023, mesmo contando com apenas um magistrado lotado, a unidade alcançou o maior número de sentenças/decisões terminativas em relação a todas as Varas Criminais da 1ª Região", afirma o desembargador federal Néviton Guedes, corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região. Foram 1.730 decisões, quando a média da região fica em 1.319.

As informações foram solicitadas pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, após a crise humanitária dos yanomamis ganhar destaque nacional.

Em seu despacho, o ministro cita ofícios não recentes que relatavam a elevada distribuição de processos, "ocasionando aumento desproporcional da carga de trabalho de todo o serviço judicial, o que, por sua vez, impacta diretamente na qualidade e na eficiência da prestação jurisdicional na Seção Judiciária de Roraima".

O magistrado destaca ainda que o juiz Bruno Hermes Leal, o único da 4ª Vara, havia sido cedido como auxiliar no STJ (Superior Tribunal de Justiça) em fevereiro de 2023. Salomão buscava entender como havia ficado a situação. O TRF-1 esclareceu que o ato de cessão do juiz ao STJ foi assinado no mesmo dia em que Rodrigo Meireles Ortiz foi designado para substitui-lo, não tendo a unidade ficado desguarnecida em nenhum momento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.