Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu yanomami

Governo fará busca de yanomamis para o Bolsa Família

Objetivo é conseguir levar programa social a áreas de difícil acesso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Social prepara uma força-tarefa para abril para intensificar a busca de potenciais beneficiários do Bolsa Família na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

A tarefa exige preparo com antecedência, porque boa parte das áreas habitadas só é acessível por helicóptero ou por longas caminhadas. Além disso, em muitos casos é preciso também a participação de tradutores.

Será enviada uma comitiva entre os dias 10 e 14 de abril, chefiada pela secretária de Avaliação, Gestão da da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Será feita a capacitação dos entrevistadores responsáveis pelo cadastro e dos operadores do sistema. Além disso, haverá uma oficina de busca ativa para os gestores de todos os municípios da região.

Um dos objetivos é fazer a identificação correta das etnias, não prevista atualmente no momento do cadastro.

Segundo dados do ministério, o benefício já alcança 620.856 indígenas em todo país. Do total, 6.545, ou 1.316 famílias, são do povo yanomami. Só neste mês de março, foram incluídas novas dez famílias da etnia e em fevereiro, uma. Os números, no entanto, podem ser maiores em função da imprecisão do cadastro.

0
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado de ministros, em viagem à Terra Indígena Yanomami. (Foto: Felipe Medeiros/Amazônia Real ) - Felipe Medeiros/Amazônia Real

O governo federal declarou estado de emergência em saúde pública de importância nacional após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Roraima para verificar a situação dos povos indígenas vivendo na terra yanomami, no final de janeiro.

A pasta chefiada por Wellington Dias não informou quantas famílias foram incluídas no programa desde então.

Os estados com o maior número de indígenas contemplados pelo programa são Amazonas (177.372), Mato Grosso do Sul (60.002) e Roraima (46.902).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.