Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Defensoria da União tenta flexibilizar limite no arcabouço para ampliar unidades

Órgão argumenta junto à equipe econômica que ainda está em processo de estruturação e que precisa aumentar presença no interior do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

A DPU (Defensoria Pública da União) negocia com o governo Lula uma flexibilização que permita excluir os gastos com o plano de interiorização do órgão dos limites estabelecidos pelo arcabouço fiscal, aprovado no no passado e que substituiu o teto de gastos.

Defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, quer flexibilizar arcabouço para permitir interiorização da DPU - Pedro Ladeira/Folhapress

O arcabouço estipulou um teto de 2,5% para o crescimento real da despesa da DPU —o mesmo limite que vigora para o governo federal, o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público da União.

O limite, porém, tem atrapalhado o Plano Nacional de Interiorização da DPU, segundo integrantes da Defensoria. A proposta busca ampliar a cobertura do órgão no país, financiando novos postos e unidades pelo país para atender a estados com altos índices de vulnerabilidade social.

O defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, já se reuniu no começo do mês com a ministra Esther Dweck (Gestão) para tratar do tema, e também deve se encontrar com a ministra Simone Tebet (Planejamento).

O órgão argumenta que a flexibilização seria uma forma de permitir a estruturação da DPU, que ganhou autonomia funcional e administrativa em 2013, mas teve pouco tempo para se expandir antes da entrada em vigor do teto de gastos, em 2016.

Atualmente, a DPU tem 74 postos pelo país, e a meta é chegar a 90 ainda neste mandato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.