Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Aliados de Marçal protagonizaram racha no partido Novo em 2020

Filipe Sabará, que coordena programa do candidato do PRTB, foi expulso do partido após denúncia de Daniel José, que grava vídeos com o influenciador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois dos principais aliados de Pablo Marçal (PRTB) na eleição de 2024 protagonizaram uma briga que há quatro anos dividiu o Partido Novo e levou ao fim da candidatura do partido à Prefeitura de São Paulo.

O empresário Filipe Sabará, que seria o candidato a prefeito naquele ano, atualmente é coordenador do plano de governo do influenciador.

.
Pablo Marçal (PRTB) durante campanha na favela do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo

Já o deputado federal suplente Daniel José (Podemos), que hoje grava vídeos com Marçal e tenta se firmar como candidato a vereador ligado ao ex-coach, foi o responsável por apresentar uma denúncia que levou à expulsão de Sabará do partido e ao fracasso da candidatura.

Então deputado estadual, José acusou o colega de partido de defender políticos que não representavam os valores do partido, como Paulo Maluf e Jair Bolsonaro (PL), de ocultar patrimônio da Justiça Eleitoral e mentir sobre sua formação acadêmica.

O Novo então suspendeu a candidatura de Sabará. Ele recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e conseguiu retomá-la, mas foi expulso do partido na sequência.

Filipe Sabará (esq.), coordenador do programa de governo de Pablo Marçal
Filipe Sabará (esq.), coordenador do programa de governo de Pablo Marçal - Arquivo pessoal

Sabará diz ao Painel que Daniel José não está na campanha de Marçal e está apenas tentando se eleger vereador. O Podemos, partido do deputado, formalmente apoia a reeleição de Ricardo Nunes (MDB).

Sobre uma possível reaproximação, afirma que quer "distância de quem traiu o Bolsonaro" e que espera que dessa vez o parlamentar "aprenda a fazer a coisa certa".

José, por sua vez, afirma que se no passado ele e Sabará tiveram divergências, hoje estão "em funções diferentes dentro um mesmo projeto: eleger Marçal no primeiro turno e quebrar [o concorrente Guilherme] Boulos no meio".

"Nunca tivemos posicionamentos ideológicos diferentes, acho inclusive que ele está fazendo um trabalho exemplar no plano de governo do Marçal e eu quero me eleger vereador para compor a maior bancada de direita da história da Câmara de São Paulo", completa.

O candidato a vereador Daniel José (Podemos) agradece o apoio do influenciador Pablo Marçal (PRTB) em vídeo postado nas redes - @danieljosebr no instagram/Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.