Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Apesar de expectativa positiva, venda de imóvel cai em São Paulo

Unidades comercializadas na capital em janeiro caem 4,1% em relação a janeiro de 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Definido como o ano da retomada para a venda de imóveis nas previsões de incorporadoras, 2019 começou pior que 2018, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor). O número de unidades comercializadas na capital paulista em janeiro caiu 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Em número de lançamentos, a queda foi maior, de 61,8%. A esperança de finalmente ter um crescimento expressivo após anos de crise, porém, ainda não morreu, de acordo com o sindicato.

O primeiro mês do ano costuma ser ruim, segundo Basilio Jafet, presidente do Secovi-SP.

 “Tivemos 286 unidades [apartamentos] lançadas, o equivalente a 1 ou 2 empreendimentos na cidade toda. As empresas sabem que é um mês em que paulistanos vão para a praia, não compram imóvel”, afirma Jafet. 

“O mês de janeiro nos surpreendeu, não pelo volume de vendas, mas pela movimentação nos plantões. Por isso, achamos que 2019 vai consolidar o início de recuperação que tivemos no ano passado”, diz.

No cano O setor de gás natural alcançou, em janeiro, 3,5 milhões de consumidores no país, segundo a Abegás (associação das distribuidoras).

No caderno... A fabricante brasileira de adesivos Plavitec comprou os direitos locais da marca Con-Tact, de propriedade do grupo americano Kittrich Corporation.

...e na parede Até então, a Con-Tact era a maior concorrente no segmento de adesivos escolares e decorativos. Juntas, passarão a deter mais de 60% do mercado brasileiro, segundo a Plavitec. O valor da transação não foi revelado.

Febre do selinho A BrandLoyalty, que desenvolve programas de troca de selinhos por prêmios em supermercados como Pão de Açúcar e Extra, diz que em 2018 movimentou 760 milhões de selos, que foram trocados por cerca de 8 milhões de produtos como facas, panelas e outros. 

Chega... A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, não terá mais seu rating avaliado pela Fitch, de classificação de risco. O órgão decidiu não renovar o contrato por razões comerciais, segundo relatório da agência de classificação

....de nota A decisão foi tomada após o Banco Central deixar de exigir que agências de fomento contratem companhias de classificação de risco de crédito para captar recursos externos, afirma a Desenvolve SP, em nota.

Na mesma “No momento da retirada, a perspectiva dos ratings da Desenvolve SP era estável, sem apresentar mudanças significativas desde a última revisão, em 17 de dezembro de 2018”, diz a entidade.

Posso ajudar? A AeC, de contact centers, planeja investir R$ 30 milhões em novas unidades em São Paulo, segundo o presidente, Cássio Azevedo.


​PROSA

  “O Brasil já não demora muito mais que os EUA para aprovar remédios. A questão agora é acesso. A droga é aprovada, ótimo, mas alguém precisa pagar por ela. E aqui o processo é mais lento"

Pascal Soriot, diretor-executivo global da farmacêutica AstraZeneca  

 

Pascal Soriot, presidente-executivo global da AstraZeneca
Pascal Soriot, presidente-executivo global da AstraZeneca - Karime Xavier/Folhapress

com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Paula Soprana  

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.