Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Arrendadora consegue liminar para retirar motor de aeronave da Avianca

Aérea tem 10 dias úteis para devolver equipamento, que está em uso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Sumisho, que arrenda um motor de avião à Avianca Brasil, em recuperação judicial desde dezembro, conseguiu nesta sexta-feira (29) uma liminar para retomar o equipamento da companhia aérea por falta de pagamento.

 

​O juiz Guilherme Madeira Dezem deferiu pedido dos advogados da arrendadora, João Paulo Servera e Renato Moraes. O magistrado concedeu 10 dias à aérea para devolver o maquinário, " dada a assertiva de que a aeronave em que o motor está instalado está em pleno uso."

A Avianca não paga o aluguel do motor desde o segundo semestre de 2018, segundo pessoas familiarizadas com o caso. 

A aérea realiza nesta sexta uma assembleia com seus principais credores. Os arrendadores, porém, não estão inseridos na recuperação judicial. Procurada, a companhia não quis se manifestar.

Proposta da Azul

A Avianca assinou no dia 11 de março um acordo para vender uma parte da empresa para a concorrente Azul.

A proposta, que pode estar em xeque com a perda de aeronaves, envolve o repasse de 30 aviões, 70 slots (autorização de pousos e decolagens) e certificado de operador aéreo por US$ 105 milhões (R$ 406 milhões). Os ativos ficarão reunidos sob uma estrutura conhecida como UPI (Unidade Produtiva Isolada), fazendo com que a dívida não seja assumida pela Azul. 

com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.