Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Aplicativos de entrega aumentam formalização de motoboys, diz Fipe

Cerca de 46% dos motofretistas de SP já possuem algum arranjo formal de trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A popularização dos aplicativos de entrega levou a uma onda de formalização de motoboys, segundo pesquisa da Fipe encomendada pela Loggi, empresa de tecnologia que atua no setor.

Cerca de 46% dos motofretistas do estado de São Paulo possuem algum arranjo formal de trabalho, como carteira assinada ou MEI (microempreendedor individual).

O número de formalizados cresce a uma taxa média de 10,1% ao ano, de acordo com a Fipe. Dois a cada dez motoboys no país estão no estado paulista.

No Brasil, o ritmo de crescimento é um pouco mais lento, de 8,9%. A fatia de formalizados também é menor: em torno de 30%.

"Pode-se creditar às plataformas digitais a concretização de um número maior de transações (entregas) nas grandes cidades brasileiras, bem como a abertura de oportunidade de emprego formal em um período marcado pela recessão e pelo desemprego", afirma o estudo.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.