Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cade deverá barrar eventual compra de fatias da Avianca por Gol e Latam

Transferência de slots para as empresas em Congonhas e Santos Dumont concentraria mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A entrada de Gol e Latam na disputa para comprar fatias da Avianca Brasil, anunciada na quarta (3) como solução alternativa para a recuperação judicial da companhia, não foi bem recebida no Cade.

Qualquer operação que transferisse slots (autorizações de pousos e decolagens) da Avianca em Congonhas e Santos Dumont para a Gol ou a Latam concentraria o mercado. Seria quase impossível aprovar a transação, dizem profissionais do órgão que acompanhariam o caso.

Grandes demais Juntas, Latam e Gol possuem 87,3% dos slots em Congonhas. Em Santos Dumont, a dupla já tem 63,4% dos slots, segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Favorita Em março, a Azul anunciou uma proposta para levar a Avianca quase inteira, operação que não ameaça a concorrência porque as participações da Azul em Congonhas e Santos Dumont equivalem a 4,9% e 28,7% respectivamente.

Urgência Advogados especialistas em aviação avaliam que há um senso de urgência porque a Avianca vive em dificuldade até para pagar salários.

Slot grátis Se a empresa não encontrar uma solução a tempo e quebrar, Latam e Gol também saem ganhando porque os slots da Avianca Brasil seriam redistribuídos no mercado. A empresa realizará assembleia com seus credores nesta sexta-feira (5).

Balança A política de ajustes periódicos do preço dos combustíveis de acordo com os valores do mercado internacional ajudou o Brasil a ter superávit na balança comercial de petróleo e derivados, segundo Claudio Considera, da FGV.

Preço mais alto A crise (a partir de 2014) e a decisão de dar fim ao subsídio (em 2016) teriam contribuído para reduzir o ritmo de consumo interno e importação, diz o pesquisador.

Robô Zap O WhatsApp virou estratégia de empresas para o atendimento ao cliente. A Take, que vende chatbots para marcas como Nestlé e Localiza, diz que a meta de alguns negócios é atender até 70% via app.

Olé A rede dona do antigo Cantina Palestra, do Palmeiras, e de outros restaurantes com temática de futebol, foi comprada pelo grupo ZNTT, que quer abrir 30 locais até dezembro. O primeiro time contemplado será o Corinthians, com uma hamburgueria em São José do Rio do Preto (SP).

Canudinho Na primeira reunião organizada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade com o setor varejista, nesta quinta (4) em São Paulo, um dos temas tidos como prioritários para destravar o ambiente de negócios era inusitado: o uso de plástico descartável.

Enxaqueca O setor se queixa da dificuldade de acompanhar normas de fiscalização, o que resulta em multas inesperadas. Estavam presentes no evento executivos de empresas como McDonald’s e GPA, e de entidades como ABF (franquias) e Abras (supermercados).


PROSA

“Não me vejo como um empresário bolsonarista. A campanha acabou e agora temos que fazer o que for a favor do país. Apoio uma causa, a reforma da Previdência, e não um político"

João Appolinário, dono da Polishop

​com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas, Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.