Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Como Paulo Guedes, São Paulo também quer baixar preço do gás

Projeto da Comgás prevê aumento da oferta do produto com novo terminal em Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, encontra resistência na burocracia da Petrobras para sua proposta de diminuir a concentração da estatal, baixando o preço do gás natural no país, o governo de São Paulo e a Comgás avançam com um plano de ampliação da oferta do produto no estado.

O projeto, que prevê a instalação de um terminal de regaseificação no porto de Santos, passa nesta quarta-feira (30) pelo Consema (conselho paulista do meio ambiente).

Pelo cano O investimento permitirá o transporte de GNL (gás liquefeito) e a conversão para gás natural, segundo o secretário de infraestrutura e meio ambiente de São Paulo, Marcos Penido.  

Mais concorrência “São Paulo vai entrar na frente do que está sendo discutido em Brasília, de abertura da Petrobras e queda do monopólio. Vai ser com uma alternativa de compra, colocando mais concorrência. É oferta internacional”, diz o secretário. 

Nova geração Penido lembra que o governo de São Paulo também fechou parceria com a iniciativa privada para distribuição de biogás em Presidente Prudente e Pirapozinho. “Não depende de barril de petróleo nem de variação cambial”, diz Penido. 

Áudio no zap A paralisação dos caminhoneiros que poderia ter acontecido nesta segunda-feira (29), mas foi suspensa após negociação com o governo na semana passada, ainda foi assunto nos grupos de WhatsApp da categoria durante o final de semana.

Carona Diante da discordância de alguns membros para que não desembarcassem da greve, nasceram novos grupos. Um motorista criou o “2º Grupo Paralisação 29”. 

Infiltrado Na discussão, houve reclamações de que alguns números de telefone foram excluídos da lista. Segundo um dos administradores do grupo de WhatsApp, havia infiltrados de caminhoneiros rivais.

Pitaco O Marco das Startups, que busca desburocratizar o caminho para essas empresas, vai a consulta pública nesta terça (30). O projeto, desenvolvido pelos ministérios da Economia e da Ciência e Tecnologia após reuniões com o setor privado, vai receber comentários até o dia 30 de maio.

Termômetro A gestora de investimentos Gauss Capital desenvolveu um robô que monitora as mídias sociais dos parlamentares e captura o humor de cada um deles a respeito da reforma da Previdência.

Que fim levou A disputa da falência da Mabe Brasil ainda rende na Justiça. Após perder um recurso, a ex-sócia General Electric entrou com um mandado de segurança contra decisão do TJ-SP, que também foi negado. A GE contesta o bloqueio de bens decorrente da falência da fabricante, que quebrou em 2016.

Saiu caro Decisão anterior do fórum de Hortolândia (SP) responsabilizou os sócios —entre eles ex-donos da Dako— e não só a Mabe pela bancarrota, no valor de R$ 1,15 bilhão. 

Contas A falência envolve denúncia de manobra contábil que prejudicou as fábricas de Hortolândia e Campinas. Segundo o processo, elas produziam os bens, mas quem aferia lucro era a matriz do México.

Moda Há uma tendência recente de responsabilizar civilmente os sócios, sem considerar a personalidade jurídica, diz Helder Câmara, da PMMF Advogados. “Mesmo em casos não tão flagrantes como esse [da Mabe], já foi decidida a desconsideração sem ouvir a parte contrária, o que é preocupante.”

Tropeço Micro e pequenas indústrias sofreram um baque no otimismo em março: após cinco meses de alta, o indicador que mede a expectativa de melhora do próprio negócio caiu 12 pontos percentuais, segundo o Simpi (sindicato do setor) e o Datafolha.

Safanão A queda da expectativa com a economia brasileira nos próximos três meses foi ainda mais forte, de 19 pontos percentuais. Foi a maior redução já registrada na série iniciada em 2013.

com Igor Utsumi, Paula Soprana, Filipe Oliveira e Heloísa Negrão

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.