Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins ainda gera conflito

Fisco mantém entendimento contra empresas após decisão do STF, dizem advogados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Advogados que defendem grandes empresas já se preparam para enfrentar autuações da Receita Federal sobre um caso já resolvido pelo STF: a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins.

Os escritórios afirmam que em casos recentes o Fisco tem desrespeitado a decisão por aceitar que apenas o imposto a recolher (líquido) seja excluído, e não o registrado nas notas fiscais (bruto). O julgamento pelo Supremo ocorreu em março de 2017, mas restam embargos de declaração.

À espera Advogadas de escritórios como Machado Meyer e Trench Rossi Watanabe afirmam que a Receita ainda não autuou clientes, mas que a expectativa é que isso ocorra quando as companhias pedirem compensação pelos valores que pagaram a mais.

À risca A Receita Federal afirma que o entendimento adotado está em harmonia com o do STF e que um dos questionamentos nos embargos de declaração é justamente sobre qual parcela do ICMS deve ser excluída. 

No detalhe O Fisco argumenta que, se a decisão judicial é clara e especifica que o ICMS bruto deve ser desconsiderado, o entendimento é seguido.

Decisão do Supremo sobre exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins ainda gera dúvidas - João Wainer - 29.nov.10/Folhapress

Confiança Exportadores brasileiros de frango preveem uma alta nas vendas para o Egito após o país árabe afrouxar as exigências sanitárias. Um decreto de março determinou que não é mais necessário inspecionar lotes desde o abate até o embarque.

Economia Até então, os exportadores precisavam custear veterinários egípcios para que aprovassem a carga. A estimativa é que a despesa dos frigoríficos caia até 10% com a mudança, afirma Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Cair do salto A exportação de calçados brasileiros caiu 7,7% em volume em março na comparação anual, devido principalmente a uma redução nas compras da Argentina, segundo  Abicalçados (associação do setor). Ainda assim, houve crescimento de 14,9% nas vendas externas do primeiro trimestre.

Leilão escolar 1 Investidores do setor de educação têm recebido convite para participar de uma rodada de leilão de ativos da Ulbra. 

Leilão escolar 2 Procurada, a Aelbra (Associação Educacional Luterana do Brasil) afirma que desconhece qualquer programação de leilão de seus ativos para os próximos meses. 

Sem caixa O GPA começa a testar nesta semana o pagamento de compras no supermercado pelo aplicativo do Pão de Açúcar. Clientes poderão escanear o código dos produtos com o celular, paggar pelo app e sair da loja.

Nem fila “O grande potencial está nas lojas de conveniência. A pessoa não quer comprar um sanduíche e esperar na fila”, diz Antonio Salvador, diretor de transformação digital do GPA. O teste inicia no Minuto Pão de Açúcar.


Prosa

Benjamin Steinbruch, da CSN. - Greg Salibian - 7.mai.18/Folhapress

“Todo dia, nós da iniciativa privada batemos boca. Então por que no governo não se bate boca? É coisa menor. O que temos de ver é que há vontade na busca por convergência [pela Nova Previdência].

Benjamin Steinbruch (CSN)
sobre as discussões entre Executivo e Legislativo


com Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.