Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério da Saúde muda compra de remédios sob demanda judicial

Governo gasta cerca de R$ 1 bilhão ao ano com judicialização, segundo a pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Saúde vai mudar a forma de adquirir remédios e insumos que precisam ser comprados após decisões judiciais.

A pasta passará a publicar chamamentos públicos no Diário Oficial da União. Qualquer indústria farmacêutica, nacional ou estrangeira, poderá se apresentar como apta para atender a demanda.

As compras, porém, continuarão sendo feitas sem pregão. O ministério escolherá um dos interessados e negociará diretamente com ele. 

Hoje, a pasta entra em contato com possíveis fornecedores, em sua maioria internacionais, por email. A mudança é uma tentativa de reduzir o gasto com demandas judiciais, estimado em R$ 1 bilhão por ano pela Saúde, e de conferir mais transparência ao processo.

​Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.