Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Momento de investir no Brasil é agora, afirma diretor-geral da Ambev

Independentemente do compasso de espera, ciclo de crescimento recomeçou, diz Bernardo Paiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Contrariando o discurso em voga no empresariado, de que apenas será possível apostar no Brasil quando a reforma da Previdência estiver aprovada, o diretor-geral da Ambev, Bernardo Paiva, avalia que já é hora de investir.

“A gente acredita que um ciclo de crescimento no Brasil recomeçou. Ele está aí”, disse o executivo à coluna. Paiva releva a paradeira geral acentuada pelas dúvidas em relação à capacidade do governo de se articular politicamente para garantir a reforma. 

Vai passar “Independentemente do compasso de espera. Historicamente, se você analisar todos os momentos que o país teve, depois de crises profundas como a gente teve no PIB do Brasil, que caiu nos últimos três anos praticamente, sempre teve uma retomada”, afirmou o executivo.

Copo meio cheio A Ambev registrou queda de 3,1% no volume de cerveja comercializada no Brasil em 2018. Durante a divulgação de resultados, os administradores da empresa manifestaram insatisfação com o desempenho no ano passado, mas apresentaram perspectiva positiva para 2019.

Copo meio vazio A estratégia de sucesso da gestora 3G Capital —cujo trio de investidores Marcel Telles, Jorge Lemann e Beto Sicupira criou a Ambev— foi fortemente questionada no início deste ano. Um dos motivos: a falta de investimento em suas marcas, como a Kraft.


Prosa

Retrato de Bernardo Paiva, diretor-geral da Ambev
Bernardo Paiva, diretor-geral da Ambev - Raquel Cunha - 4.mai.15/Folhapress

“O momento de investir e de acreditar no Brasil é agora. Ele até já foi. Quem investir agora não só fará um benefício importante para o país, mas para as suas empresas
Bernardo Paiva
diretor-geral da Ambev

Vai mudar O novo conselho da incorporadora Gafisa terá mudança antes mesmo de ser aprovado: André de Almeida, advogado indicado para o posto, não deve permanecer após a assembleia desta segunda (15). Demais conselheiros, inclusive o investidor ativista Nelson Tanure, já foram comunicados.

Em todas Almeida será o secretário da assembleia e depois se afastará para não sinalizar conflito de interesses. Advogado de outras empresas de grande porte, já representou Tanure no caso Oi e também a gestora GWI, que tomou o controle da própria Gafisa em 2018.

Café O setor cafeeiro se surpreendeu com a notícia da extinção de colegiados no ‘revogaço’ do governo Bolsonaro. O CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café) está na lista de possíveis cortes porque foi criado por decreto, não por lei.

No bule Nathan Herszkowicz, da Abic (associação do setor), diz que seria “prova de desconhecimento absoluto” eliminá-lo. O CDPC gere o Funcafé, fundo próprio da cafeicultura. 

Grupo... Depois que esta coluna publicou, na sexta (12), que uma coordenadora do movimento de empresários Brasil 200 em Santa Catarina protocolou pedido de impeachment do ministro do STF Gilmar Mendes, Luciano Hang (Havan), membro do grupo, disse que discorda da solicitação e confia nos três Poderes.

...variado “Esse movimento Brasil 200 é como se fosse uma grande empresa. Alguém tomou uma decisão, e nós [dissemos]: ‘opa, opa, tira o nosso nome dali’”, diz Hang.

Porta-voz A informação de que a petição faz parte das ações do grupo foi fornecida pelo presidente-executivo do Brasil 200, Gabriel Kanner. “A conduta recente do ministro Gilmar Mendes não é condizente com o cargo”, disse Kanner, que depois também enviou nota afirmando que os empresários do grupo não têm relação com a solicitação.

Geração distribuída Até março, 67 mil brasileiros geravam energia no próprio local de consumo, mais que o dobro do mesmo período de 2018, segundo a ABGD (do setor).

A Hora do Café

Charge - A Hora do Café
Fabiane Langona

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.