Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Número de processos abertos pelo MEC já ultrapassa 66% do total de 2018

Mesmo com confusão e demissões, ministério instaurou 181 processos de supervisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo com as idas e vindas que resultaram na demissão do ex-ministro Ricardo Vélez, o Ministério da Educação instaurou 181 processos de supervisão de instituições de ensino superior no primeiro trimestre, o equivalente a 66% do total de 2018.

Os processos são abertos após denúncias ou resultados insatisfatórios em avaliações. Se não forem arquivados, podem resultar até em descredenciamento das instituições. Foram pelo menos 12 sanções do tipo até março.

Retrato do ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez, demitido na última segunda (8)
O ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez, demitido na última segunda (8) - Pedro Ladeira - 27.mar.19/Folhapress

De outras mãos Para especialistas, o volume de processos surpreende por se tratar de um período de adaptação no início do governo. “É possível que parte já estivesse encaminhada no fim do mandato anterior”, diz José Roberto Covac, sócio de um escritório de advocacia do setor.

De próprio punho Segundo o MEC, o número mostra o empenho “em supervisionar a oferta de educação superior no país, principalmente para garantir a legalidade e qualidade do ensino”.

Patrocínio justo Após investir em clube de futebol e fazer merchandising em novela, a Refinaria de Manguinhos, rebatizada de Refit, vai patrocinar o Anuário da Justiça Rio de Janeiro 2019, que será lançado na quarta (17), no TJ-RJ. A empresa entrou em recuperação judicial em 2017.

Sangue de beterraba Marcos Leta, fundador do sucos Do Bem, lança na próxima semana versão brasileira do Impossible Burger, que mimetiza o produto de carne. O Futuro Burger imita gosto, cheiro e textura da proteína animal. A cor avermelhada do sangue da carne mal passada é feita com beterraba.

Turbulência Apesar de repetir em todos os seus comunicados que “segue operando normalmente”, a Avianca Brasil não tem conseguido acalmar os passageiros com voos marcados para o exterior nas próximas semanas.

Pane Clientes da Avianca relatam que está difícil receber informações da companhia. Quando são atendidos, a resposta não é definitiva.

Dentro de casa Após ficar sem vender franquias em 2018, a rede de escolas de informática e inglês Microcamp passou a oferecer unidades a seus próprios funcionários. Duas das quatro comercializadas em 2019 são de empregados da empresa.

Inócuo Um terço dos pequenos e médios empresários não sentiu o impacto da baixa da taxa Selic, que em março completou 12 meses em 6,5% ao ano, o menor nível da história, de acordo com pesquisa do Insper.

Nem cócegas O resultado demonstra que, apesar da política monetária estimulativa, fatores como a indefinição política no governo contribuíram para uma demanda inferior à esperada, segundo Gino Olivares, professor do Insper.

Combustível O Sudeste tem o potencial de produzir 38,4 ​bilhões/Nm³ de biogás por ano, o equivalente a 46% do potencial nacional, segundo a Abiogás (associação do segmento).


Prosa

Retrato frontal de Edgard Corona, fundador e presidente do grupo Bio Ritmo
Retrato de Edgard Corona, fundador e presidente do grupo Bio Ritmo - Divulgação

“É mais importante fazer a reforma da Previdência bem feita do que fazer com pressa"

Edgard Corona
presidente do grupo de academias Smart Fit

com Igor Utsumi, Paula Soprana e Heloísa Negrão

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.