Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Partido de Bolsonaro tem ego de nível intelectual sofrível, diz investidor

Segundo Lawrence Pih, injeção de recursos está em compasso de espera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As incertezas que o país vive em torno da reforma da Previdência e das declarações do presidente Jair Bolsonaro prejudicam o setor produtivo e preocupam o empresariado, além de colocar os investidores estrangeiros em compasso de espera.

Mas o Brasil ainda não saiu do radar, de acordo com o hoje investidor Lawrence Pih.

“Lá fora eles [investidores] nunca descartam um país. Estamos na expectativa, mas não se esperam grandes investimentos sem que haja estabilidade e previsibilidade”, afirma Pih, que vendeu o Moinho Pacífico, um dos maiores processadores de trigo do país, para a Bunge em 2015. 

Retrato de Lawrence Pih, investidor que vendeu o Moinho Pacífico à Bunge em 2015
Lawrence Pih, investidor que vendeu o Moinho Pacífico à Bunge em 2015 - Folhapress

“Como investidor com capital, estou aguardando oportunidades no Brasil e no mundo. No Brasil, só depois do quadro político e econômico se estabilizarem. Por enquanto não há condições de investir aqui.”

Pih avalia o vice-presidente Hamilton Mourão como uma pessoa equilibrada e com qualificações, mas diz que o empresariado ainda não trabalha com um cenário firme de substituição de Bolsonaro, apesar da presença do vice em eventos com presidentes de empresas na última semana.

Por ora, o que os empresários buscam, na opinião de Pih, é ouvir alguém que está no centro do poder. 
“Você conhece algum empresário que não tenha um plano B? Eu não”, afirma. 

Como o senhor avalia esse início de governo? 

Vamos voltar nosso relógio para a época da eleição. Bolsonaro foi eleito com 39% dos votos. Uma quantidade não desprezível eram votos não a favor, mas contra o candidato do PT. Na primeira pesquisa [de opinião], a aprovação dele caiu 15 pontos no Ibope.

Eles conceituam o governo entre política nova e velha, defendem que tudo o que é política velha tem de ser erradicado. Eu concordo que há muitas falhas, mas é um fato histórico, não apareceu ontem. Sempre foi assim. 
 
Mas ele próprio participou da política velha. 

[Ele está há] 27 anos no Congresso. Deveria entender quão difícil é implementar uma mudança tão radical em uma estrutura tão enraizada no fisiologismo e agendas próprias dos políticos.
 
Se não fizer isso ele vai manter economia travada? 

Tudo travado. Estamos a um passo do abismo.
 
E o que é esse abismo? Descrédito? 

Esse abismo é o colapso total da economia. Não é só descrédito. Estamos em um mundo em transição. A economia mundial está em declínio acelerado.

O Japão é um caso perdido. Europa vem desacelerando significativamente no último ano. Nos EUA, os economistas preveem uma possível recessão. A China vem desacelerando num ritmo assustador.

E para nós, quando o primeiro mundo tem um resfriado, a gente pega pneumonia. A desaceleração da China significa uma queda brutal de exportações do Brasil. Hoje o Brasil só tem um pilar macroeconômico sólido: as nossas reservas externas, que estão em US$ 382 bilhões.
 
O presidente é um mau estrategista? 

Eu não entendi até hoje. Acompanho todos os tuítes dele e eu não consegui ainda definir exatamente qual é a estratégia do presidente Bolsonaro. [Base de] Alcântara, Bolívia, Venezuela, são assuntos importantes, mas secundários perante o desafio do país neste momento. 
 
O que um investidor que está lá fora pensa quando vê esse tipo de coisa? 

O investidor sempre procura onde é a melhor oportunidade. E o que o investidor do exterior quer é estabilidade, previsibilidade e boa governança. Como investidor com capital, estou aguardando oportunidades no Brasil e no mundo. No Brasil, só depois do quadro político e econômico se estabilizarem. Por enquanto não há condições de investir aqui. 
 
A conclusão ainda é a de que não se pode ter certeza? Não é ainda a de que não vai dar certo? É isso?  

Lá fora eles [investidores] nunca descartam um país. Estamos na expectativa, mas não se esperam grandes investimentos sem que haja estabilidade e previsibilidade.

O investidor já começa a olhar para outros países como alternativa?

Sim. Agora, não podemos esquecer que estamos falando em um contexto de desaceleração mundial. Então a vontade de investir já é menor. Com essa turbulência aqui no Brasil, fica mais difícil. O mercado brasileiro está dando muito peso para a reforma da Previdência.

 
Esse peso dado à reforma é exagerado? 

Mesmo se ocorrer a reforma da Previdência, não vai resolver o problema. Não é uma bala de prata. Estão dando um peso muito além do que essa reforma pode proporcionar em termos de elevar a economia para poder levar a um crescimento sustentável. 
 
A renovação do Congresso era outra esperança do empresariado? 

Sim. Muitos diziam que Bolsonaro iria revolucionar a maneira de fazer política no Brasil e enquadrar o Congresso. 
 
E o que o senhor diz? 

Eu dizia que nessa renovação cresceu o PSL, um partido que não é um partido, mas um aglomerado de egos com nível intelectual sofrível. O presidente da Câmara encarna a essência da política velha. O do Senado é um ilustre desconhecido. A que ponto chegou o país? O que você espera que pode mudar no Congresso? Não mudou absolutamente nada. O nível moral e ético está no mesmo lugar em que estava antes. O poder do Congresso é enorme e pode inviabilizar um governo. E o número mágico é 342, que são os votos necessários para um impeachment.

Deputado Delegado Waldir (PSL-GO) mostra um coldre vazio após confusão em reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do último dia 9, destinada à leitura do relatório da reforma da Previdência pelo deputado Marcelo Freitas (PSL-MG). Durante discussão, opositores acusaram o deputado de portar uma arma
Deputado Delegado Waldir (PSL-GO) mostra um coldre vazio após confusão em reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do último dia 9, destinada à leitura do relatório da reforma da Previdência pelo deputado Marcelo Freitas (PSL-MG). Durante discussão, opositores acusaram o deputado de portar uma arma - Pedro Ladeira - 9.abr.19/Folhapress


 
E o que seria a base para impeachment? 

Não tem base nenhuma hoje. Mas afastaram Dilma por pedalada, que evidentemente é uma irregularidade, e ninguém nega isso. Mas dependeu muito mais do que está acontecendo com o país, que foi ladeira abaixo, do que pelo ato em si da pedalada. 

E o Mourão? Andou visitando empresários...

 

Eu chamo ele de “primeiro bombeiro da República”. Evidentemente, o setor privado está preocupado. Não conheço Mourão, mas ele me parece uma pessoa equilibrada e moderada. É difícil prever o que vai acontecer.
 
A essa altura do governo já estamos falando nas qualificações do vice-presidente para assumir o cargo?

Não para assumir cargo. Só estamos falando das qualificações dele.
 
É simbólico que o vice-presidente esteja visitando o empresariado? Michel Temer fez esse movimento lá atrás, não?

Você conhece algum empresário que não tenha um plano B? Eu não. O país passa por uma dificuldade grande, estamos vendo um governo que está com dificuldade de implementar as medidas necessárias para o país e os empresários evidentemente gostariam de ouvir o vice-presidente que está no centro do poder. Essa turbulência toda evidentemente está prejudicando o setor empresarial.

Leia a coluna completa aqui.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.