Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Petrobras transfere funcionários de seis cidades para o Rio

Mudança da área de exploração ocorrerá até fim de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Funcionários da divisão de exploração da Petrobras distribuídos em seis cidades serão transferidos para o Rio em 2020. Os trabalhadores estão em áreas de campos terrestres em Santos, Salvador, Aracaju, Manaus, Natal e Vitória.

Na sexta (5), Mario Carminatti, gerente-executivo de exploração, comunicou executivos da área no edifício Senado, na capital fluminense. Nesta segunda (8), funcionários começaram a ser avisados.

A estatal não informa quantos serão os afetados.

Frente do edifício da Petrobras no Rio
Frente do edifício da Petrobras no Rio - Sergio Moraes/Reuters

Reação Apesar de esperada por líderes sindicais, a mudança gera resistência. Trabalhadores do Espírito Santo e da Bahia devem buscar negociações com a gerência.

Outro lado A Petrobras diz que decidiu pela centralização no Rio porque a concentração dos profissionais de geologia e geofísica “garantirá maior robustez aos projetos exploratórios”.

Reorganização A companhia informou que a reorganização foi aprovada em 2016 pelo conselho de administração e que o processo será “gradual” e “concluído em 2020”.

Enxuta Em fevereiro, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que a empresa está em processo de fechamento de escritórios em Nova York, África, Irã e Japão para cortar custos. A empresa também decidiu desmobilizar sua sede administrativa em São Paulo.

Laboratório O Lollapalooza serviu de palco para Skol, Doritos e Adidas testarem produtos ou gerarem publicidade para itens recém-lançados, como uma nova bebida ou um tênis com cores inéditas. 

Zap A Coca-Cola coletou cerca de mil WhatsApps de jovens que fizeram videoclipes no espaço da marca. Também distribuiu 18 mil garrafas do seu refrigerante sem açúcar, um dia chamado de Coca Zero. 

Selfie Já a Samsung registrou 26.966 rostos de pessoas que toparam tirar fotos nos celulares da marca disponíveis na roda gigante do Lolla. 

Canteiro vazio Cerca de 1.400 obras de infraestrutura do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estão paradas no Brasil, segundo a Cbic (câmara da construção), o Senai e a consultoria Brain. Entre as causas estão pendências de engenharia, de licitação e de pagamento. 

Escalação O fracasso do presidente Jair Bolsonaro na escolha de Ricardo Vélez para ministro da Educação é um percalço compreensível, na opinião de um grande empresário do setor petroquímico. Na iniciativa privada, ele diz, também é difícil escalar bons diretores em uma tacada só. 

Vai começar... Pode estar perto de um recomeço a velha disputa entre a Receita Federal —que pede que seus servidores não sejam inspecionados antes de circular pelas áreas restritas dos aeroportos— e a Anac, que determina a vistoria de todos, exceto policiais federais.

...tudo de novo O governo pacificou o tema em fevereiro liberando a Receita da vistoria, mas uma audiência pública encerrada neste domingo (7) na Anac retomou o assunto. No auge da disputa, em dezembro, houve atraso na movimentação de cargas e na liberação de bagagem.


PROSA

"Não julgo os humores do presidente. Está todo mundo muito tenso. O que eu acredito é que cada um à sua forma está querendo fazer a coisa certa. Temos que dar menos valor para conflitos e mais valor para as alianças"

Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil

 

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.