Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Redução de horas de funcionamento de aeroportos no interior de SP será postergada

Governo decide prorrogar em até 60 dias mudança que começaria no dia 1º de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) vai postergar em até 60 dias sua decisão de reduzir o horário de funcionamento de aeroportos no interior do estado, medida que havia aborrecido as companhias aéreas, conforme antecipou esta coluna na segunda-feira (15). 

Com o objetivo declarado de cortar custos para melhorar a gestão, tornando os aeroportos mais atraentes para o futuro programa de desestatização, o superintendente do Daesp, Antonio Claret, anunciou que reduziria de 24 horas para 18 horas o funcionamento de aeroportos no interior a partir do dia 1º de maio. 

A medida irritou companhias aéreas que previram impactos negativos sobre a conectividade no estado de São Paulo e calcularam em mais de 30 mil por mês o número de passageiros que teriam suas viagens prejudicadas. A reivindicação das empresas era a de que tivessem participado do planejamento do corte de horas de funcionamento para adequar melhor suas malhas de voos.

A iniciativa também poderia, na visão de executivos do setor, inviabilizar a abertura de novos destinos.

 Entre os aeroportos impactados estão Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e outros que podem receber voos regulares.

A data escolhida para o início da operação diária de 18 horas foi considerada impraticável pelas companhias devido à quantidade de passagens já vendidas. 

Segundo Claret, o novo horário de funcionamento adotado para os 20 aeroportos geridos pelo departamento apenas formalizou o período normal de funcionamento dessas unidades, das 6h à 0h. 

"A ação do governo concentra seus esforços para diminuir despesas e prejuízos em horários de pouca operação e foca nos horários de maior movimento", disse o Daesp. 

Outra medida do departamento, que prevê alteração no serviço de combate a incêndio no aeroporto de Bauru, também será prorrogada. Segundo o Daesp, a medida cumpre a regulamentação prevista pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). 

A Latam,  que chegou a cancelar voos em Bauru, afirma, em nota, que eles seguem suspensos até o dia 1º de maio.

"A retomada das operações será anunciada pela companhia somente após a oficialização do restabelecimento do serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos civis na localidade", diz a Latam em nota.  

Leia a coluna na íntegra aqui.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.