Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Volume de mensalidades a receber cresce nas universidades

Alta nas pendências foi de 14% a 79% nos maiores grupos universitários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um olhar pelos balanços financeiros das quatro grandes universidades universidades de capital aberto conclui que o volume de mensalidades a receber está em alta.

Na Kroton, a maior delas, subiu de R$ 2,99 bilhões, em 2017, para R$ 3,74 bilhões em 2018 ao se considerar também os pagamentos do Fies.

O aumento pode ser um indicador de maior inadimplência ou evasão, segundo William Klein, da consultoria Hoper. Para as universidades, a correlação é outra.

Alunos do curso de administração em sala de aula de unidade da faculdade Anhanguera, em São Paulo (SP)
Alunos do curso de administração em sala de aula de unidade da faculdade Anhanguera, em São Paulo (SP) - Marisa Cauduro/Folhapress

“A alta é reflexo do fortalecimento de programas próprios de parcelamento, parte das medidas que ajudaram a manter a base de alunos estável apesar do encolhimento do Fies”, afirma a Estácio, em nota.

A Ânima diz que é preciso relacionar a alta das pendências à da receita. “Cabe lembrar que elevação não implica necessariamente maior inadimplência, já que parte dos estudantes encontra condições de renegociar”. 

Procuradas, Kroton e Ser Educacional não responderam.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.