Depois que a Magazine Luiza elevou a oferta pela Netshoes na noite de domingo (26), cresceu na Centauro a disposição de fazer uma nova proposta pela empresa de ecommerce.
A reação é tratada internamente como uma estratégia de sobrevivência, na tentativa de evitar que Magazine Luiza se transforme na Amazon brasileira e esmague o varejo especializado de itens esportivos, como fez a gigante americana com livros e brinquedos nos Estados Unidos.
Concentração O Cade já aprovou a compra pela Magazine Luiza. Mas especialistas avaliam que, com sua base de clientes, a varejista de eletrônicos tem mais poder de dominar o mercado de roupas e artigos esportivos no futuro do que a própria Centauro, que já atua neste mercado.
Fôlego Eduardo Chalita, que no passado liderou a Americanas, faz analogia com a loja de brinquedos Toys are Us, que definhou diante da Amazon nos EUA. Mesmo não sendo seu segmento, a Amazon conseguiu trabalhar em condições mais vantajosas.
Sobrevivência “A Centauro tenta sobreviver contra as ‘amazons’ que já começam a aparecer no Brasil”, diz o especialista.
Calculadora Chalita estima que a soma das participações de Netshoes com lojas físicas e online da Centauro não alcança nem 10% do segmento.
Remetente Na semana passada, circulou no mercado uma carta enviada ao conselho da Netshoes pelo presidente da Magazine, Frederico Trajano, sinalizando que a proposta da Centauro levaria mais tempo para passar pelo regulador, porque ela atua no mesmo segmento da Netshoes, o que sugere concentração.
Quem desdenha... A Magazine elevou sua oferta pela Netshoes de US$ 2 por ação para US$ 3 no domingo, depois que a Centauro propôs US$ 2,80.
...quer comprar Quem observa a corrida desde o início acha irônico lembrar que, lá atrás, no início de abril, quando a disputa ainda estava no aquecimento, gente próxima à Centauro dizia que a Netshoes não valia muita coisa.
Global A ABF (Associação Brasileira de Franchising) vai lançar em junho um selo de reconhecimento para redes de franquia avançadas na internacionalização.
Móvel Os móveis brasileiros crescem no mercado americano, segundo a empresa de pesquisa Iemi, que registrou alta de 21% no primeiro trimestre ante igual período de 2018.
Acelerador Pelos cálculos de Hélio Oyama, diretor de gerenciamento de produtos da Qualcomm, o processo de implementação de tecnologia 5G em smartphones e computadores no Brasil pode ser antecipado em um ano, seguindo tendência de mercados como Ásia e EUA.
Tá frio O leilão de quinta geração está marcado para março de 2020 no Brasil. Pode até ser que acelere, mas na vida real, a expectativa da indústria é que a introdução de fato da nova tecnologia em celulares leve mais tempo.
Tá quente A Qualcomm e a Lenovo anunciaram na segunda (27) seu primeiro computador 5G no mercado global.
Nunca tive... As indesejadas ligações de telemarketing hoje importunam 83% das pessoas, segundo levantamento, feito pela Senacon, do Ministério da Justiça, que coletou 3.220 respostas em abril.
...um dia... Apesar de antiga, a prática de ligar para vender ou fazer cobranças tem nova tendência: 85% dos consumidores reclamam que a chamada cai logo depois do “alô”.
...de paz É que, atualmente, são robôs que disparam as ligações para uma série de pessoas. Quando o primeiro interlocutor atende, ele é redirecionado ao telemarketing. Para os outros, a ligação cai.
Só quero sossego Segundo o levantamento, a maior parte do telemarketing ainda é feita pelas operadoras de telecom (56,8%). Cidadãos de faixa de renda mais baixas são os mais importunados (39,4%).
Com Paula Soprana e Laísa Dall'Agnol
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