Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em meio a crise carcerária, investidor questiona demora do BNDES em projetos

Banco não dá detalhes sobre modelo de estruturação para parceria com setor privado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na esteira da nova crise carcerária, investidores interessados na privatização de presídios questionam o motivo da demora do governo e do BNDES em deslanchar projetos de financiamento para PPPs (parcerias público-privadas) na área.

No fim da gestão Michel Temer, o banco anunciou que estava desenhando um modelo de estruturação de projetos para construção e gestão de presídios e penitenciárias, a ser implementado no Maranhão e replicado em outros estados.

Sem ritmo Procurado, o BNDES não soube atualizar detalhes do andamento do modelo. Em nota, diz que “o programa está sendo analisado, tendo em vista o novo governo, o novo Ministério da Justiça e a nova diretoria do BNDES”. O que se diz no banco é que o governo ainda está tomando pé sobre prioridades.

Desmonte A matriz da Avianca, que fica em frente ao aeroporto de Congonhas, do outro lado da avenida, foi desativada nesta semana. E os funcionários, já sem salário, realocados no outro prédio, atrás do aeroporto, onde se concentravam atividades operacionais da empresa. Os móveis estão sendo retirados. A companhia não se manifesta.

Caminho  O empreendedor Ricky Ribeiro, criador do portal Mobilize, lança em setembro a segunda edição da campanha Calçadas do Brasil, que avalia a “caminhabilidade” em todas as capitais. O anúncio foi feito nesta terça, na FGV-SP.

Ruas As equipes classificarão a mobilidade do entorno de 800 edifícios públicos, analisando calçadas e sinalização.

Ricky Ribeiro em palestra na FGV-SP sobre mobilidade urbana - Divulgação

Trajetória Ribeiro foi diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica) aos 28 anos e perdeu os movimentos. Para se comunicar e gerir a iniciativa, ele escreve com os olhos, usando um leitor ótico.

Por Autor do livro “Movido pela mente”, ele agora se desloca usando a Permobil —mesma cadeira de rodas elétrica que era utilizada pelo físico Stephen Hawking. O veículo, feito sob medida, foi adquirido por US$ 40 mil em 2017, através de um crowdfunding organizado por amigos.

Balanceado Essa é de arrepiar até Morgan Spurlock, o diretor do documentário, “Super Size Me —A Dieta do Palhaço” (2004), que passou um mês comendo só McDonald’s: o Uber Eats resolveu premiar os dez usuários que mais pediram hambúrgueres neste ano.

Cardápio variado O prêmio é um hambúrguer de graça por dia. Pelos próximos 365 dias. Os ganhadores estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.

Vai além O presente distribuído pelo Uber Eats a alguns de seus usuários mais fiéis não os obriga a pedir hambúrguer todos os dias. O desconto pode ser aplicado a qualquer prato disponível na plataforma, incluindo milhares de opções saudáveis como saladas e pokes.

Dieta Há poucos anos, correu o mundo a notícia de que um cliente de uma famosa lanchonete no centro antigo de Las Vegas, a Heart Attack Grill —que em português é uma referência a “ataque cardíaco”— infartou por lá.

UTI A Heart Attack ganhou notoriedade ao fantasiar as garçonetes de enfermeiras, com um slogan que diz algo como “vale a pena morrer por este sabor”.

No bolso O IFL-SP (Instituto de Formação de Líderes de São Paulo) vai promover uma experiência de consumo livre de impostos em dois restaurantes, um posto de gasolina e uma lavanderia na capital paulista entre os dias 4 e 8 de junho. No período, os estabelecimentos não vão repassar o valor dos tributos para os preços.

Eu pago Quem vai bancar o desconto para o consumidor é o próprio IFL. Georges Ebel, presidente do instituto, diz que a ideia é conscientizar a população de que o peso da carga tributária reduz o poder aquisitivo. A estimativa é que os preços caiam pela metade. Além de São Paulo, a ação será levada a outras cidades.

Com Laísa Dall'Agnol

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.