Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fábrica da Ford tem dois interessados e um terceiro está de olho, diz Meirelles

Busca por comprador de unidade em São Bernardo avança e projeto é levado ao BNDES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, que ficou responsável no governo pelo esforço de ajudar a encontrar um comprador para a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, afirma que tem apoiado potenciais compradores da unidade e que os projetos estão sendo submetidos ao BNDES. 

Ele diz acreditar que a transação será realizada com sucesso. Há dois interessados além de um terceiro, uma companhia chinesa, que também está olhando para o negócio mas ainda não chegou a manifestar interesse concreto. 

Por ora, o grupo brasileiro Caoa e a chinesa Foton são os nomes levantados no setor. 

"Negociação sempre pode dar errado. Mas essa está indo bem", diz o secretário, com cautela sobre o futuro da fábrica. 

Henrique Meirelles, secretário da Fazenda do estado de São Paulo - Reinaldo Canato / Folhapress

"Tem o nosso trabalho de viabilizar. Não estamos simplesmente deixando por conta das empresas. Estamos procurando viabilizar e resolver os problemas entre eles para viabilizar o assunto. Acredito que tenha boas chances de funcionar", afirma Meirelles. 

Nesta terça-feira (30), a Ford anunciou a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para os funcionários afetados.


Como está evoluindo a procura por um comprador para a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo?

Continuamos trabalhando. Está indo bem. Tem dois interessados. Mas não fechou negócio ainda. Não concluiu totalmente a negociação com a Ford. Mas continua. Eu acredito que vai fechar. 

Um dos interessados é o grupo Caoa e o outro são os chineses?

O outro é um chinês. 

Não havia um terceiro?

Tem um outro chinês que está dando uma olhada mas não manifestou ainda interesse concreto. Não iniciou um entendimento direto concreto. Mas manifestou um certo interesse, sim. 

Já houve fracasso no passado. Pode dar errado desta vez?

Negociação sempre pode dar errado. Mas essa está indo bem. Além do mais, tem o nosso trabalho de viabilizar. Não estamos simplesmente deixando por conta das empresas. Estamos procurando viabilizar e resolver os problemas entre eles para viabilizar o assunto. Acredito que tenha boas chances de funcionar. 

Os funcionários anunciaram o acordo com a montadora nesta terça-feira (30) na continuidade do fechamento da fábrica. Como fica agora? 

Eles são dispensados pela Ford. Outra companhia, assumindo as operações, recontrata os funcionários que tiverem interesse em trabalhar nessa outra companhia. 

Há dificuldade para o financiamento nessa aquisição da fábrica. O governo tem dado apoio na busca pelo financiador?

O governo do estado não tem banco. Agora, trabalhar junto, sim. BNDES, financiadores internacionais, isso sim, nós estamos ajudando eles. Mas tem de ser fontes federais, se for brasileiro. Tem BNDES, Banco do Brasil etc. Apesar de que o BNDES tem uma taxa e prazos mais adequados para isso. Então eles estão submetendo o projeto lá etc. Agora, o BNDES tem todos os seus critérios de análise etc. 

com Igor Utsumi, Paula Soprana

Leia a coluna na íntegra aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.