Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Heineken investe R$ 550 milhões em expansão de cervejarias em São Paulo

Marca prevê ainda a abertura de centro de distribuição no interior do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo Heineken anuncia nesta quinta-feira (30) um investimento de R$ 550 milhões na expansão e na modernização de suas cervejarias de Araraquara, Itu e Jacareí e na micro cervejaria de Campos do Jordão.

O recurso abrange a abertura de mais um centro de distribuição no interior do estado de São Paulo ainda neste ano. Segundo a empresa, que tem 15 unidades produtivas em todas as regiões do país, o Sudeste é um mercado estratégico para o segmento de cervejas premium.

Eric Gaillard/Reuters

Dinheiro no bolso O Banco do Brasil ficou na lanterna em um ranking feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) sobre a eficiência das instituições financeiras em ressarcir os poupadores no acordo dos planos econômicos.

Avaliação O banco teve avaliação negativa em quase todos os critérios listados pela ONG de defesa do consumidor. Foi cartão vermelho em proatividade, fluxo do processamento das ações, resolução, execução, estrutura de pessoas e meios para cuidar do problema e pagamento.

Última que morre Só no quesito perspectiva, que mede algo como a esperança de pagamentos, teve avaliação positiva no ranking.

Outro lado Procurado, o Banco do Brasil afirma que tem cumprido todos os pedidos efetuados pelos poupadores na plataforma de acordos da Febraban (federação do setor) e que busca participar dos mutirões promovidos pelos tribunais de justiça.

Carteira vazia O Idec diz ter feito muitas reuniões com os bancos para que todos os prazos e procedimentos definidos no acordo sejam respeitados. “Mas ainda há dificuldade e resistência de alguns bancos em cumprir pontos acertados”, diz o instituto.

Dureza Santander, Safra, Bradesco e Itaú também aparecem com alguma menção negativa no ranking, que foi feito a partir de levantamento entre os cerca de 6.000 associados do Idec, segundo a ONG.

Azedou Produtores de leite terão de se adequar às novas regras que elevam os critérios do produto a partir desta quinta (30). Eles até pediram prorrogação e ajuste de algumas das normas, mas não receberam parecer do Ministério da Agricultura. Queriam um ano de adaptação.

Largada A empresa de contact center Konecta, que tem posições de liderança em mercados como Espanha, Colômbia e Peru, entrou com força no Brasil comprando a Uranet. Há mais nos planos.

Cadeiras Começou a movimentação para a ocupação de uma vaga na autoridade de proteção de dados pessoais, que foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira (30), e segue agora para sanção de Jair Bolsonaro. O presidente deve nomear cinco pessoas para a direção.

Disputa A autoridade ficou ligada à Casa Civil, o que dá poder à Presidência. Ela entra em vigor junto com lei que versa sobre o tema, em agosto de 2020. Nos bastidores, a vinculação ao Executivo evitou uma queda de braço maior entre ministérios que tentavam trazer o órgão para si.

Nomeação “Vários setores apoiam a lei de forma muito coesa. Então, não tem mais tanto espaço para o governo indicar aleatoriamente ou agir de forma meramente política”, afirma Danilo Doneda, advogado e professor do IDP.

Carta de amor Às vésperas do Dia dos Namorados, o Sindiflores enviou novo ofício à Prefeitura de São Paulo pedindo mais fiscalização contra o comércio irregular de flores. A entidade se queixa da concorrência com camelôs.

Espinhos O segmento de floriculturas foi atropelado nos últimos anos. Segundo o sindicato, as atividades —também impactadas pela venda de grandes supermercados— encolheram 35% em dois anos. De 6.000 floriculturas, hoje restam pouco mais de 4.000 no estado.

Coração partido O Sindiflores relata que vem reivindicando maior controle da administração pública há cinco anos, sem retorno. As datas melhores datas para a venda de floricultores são Dia das Mães, dos Namorados e Finados.

Blitz A Prefeitura diz que recebeu os ofícios e enviou o pedido de fiscalização às subprefeituras para intensificar o combate ao comércio irregular em datas comemorativas.

Frio Junho ainda não chegou, mas nos últimos dias, Casas Bahia e Pontofrio tiveram procura superior a 50% por climatizadores e aquecedores em relação ao ano passado.

Com Paula Soprana e Laísa Dall'Agnol

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.