Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indígena brasileiro vai a assembleia em NY para constranger investidor

Ativista roubou a cena em reunião de acionistas da BlackRock, maior gestora de fundos do mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O indígena brasileiro Luiz Eloy roubou a cena na reunião anual de acionistas da maior gestora de investimentos do mundo, a BlackRock, em Nova York, na última semana. Um acionista cedeu a própria cadeira a Eloy, que aproveitou a ocasião para fazer o que chama de “incidência”.

Dirigindo-se a Laurence Fink, presidente da gestora, Eloy alertou para os riscos do desmatamento. Segundo o relato do indígena, o executivo sinalizou que sua preocupação deve ser levada em consideração.

Mensagem Eloy discursou a investidores do agronegócio. “Vocês têm a responsabilidade sobre o nosso futuro”, disse ele, que é advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, referindo-se a quem aplica em empresas como JBS e Bunge.

Climão O indígena afirma que causou constrangimento porque sua fala destoou dos outros comentários —cada acionista tem cinco minutos. Enquanto discursava, os presentes concordavam com a cabeça, segundo ele.

Limites Eloy instou as empresas a restringirem a compra de commodities produzidas em propriedades localizadas em terras indígenas.

Descampado A fala, também endereçada ao governo Bolsonaro, criticou o avanço do desmatamento ilegal “promovido pelo agronegócio”.

Anfitrião A BlackRock, que administra em grande parte fundos de índice, não comenta o episódio. Em seu site, diz que leva em consideração fatores como responsabilidade ambiental nas empresas em que investe.

Índio Luiz Eloy depois de assembleia da BlackRock
Índio terena Luiz Eloy, depois de assembleia da BlackRock - Reprodução

Bacon A ampliação da cota de importação de aves pelo México alertou os produtores brasileiros de carne suína, que veem na medida uma oportunidade. 

Diálogo Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o Brasil está em negociação para abrir o mercado com o país —dominado pela carne de porco americana— e considera que pode se beneficiar da peste suína africana na China, grande concorrente.

Atrevido Após ousar com mensagens publicitárias provocando do concorrente McDonald’s até o presidente Bolsonaro, o Burger King agora sonha com o Festival de Criatividade de Cannes, que acontece de 17 a 21 de junho.

Sem modéstia A equipe da marca, que já ganhou como anunciante do ano em 2017, acredita que pode ser uma das mais premiadas do evento nesta edição.

Fogueira A aposta é uma campanha da agência David, que dava um lanche às pessoas que “grelhassem” anúncios da concorrência, uma forma de divulgar o pagamento antecipado via aplicativo. 

Ousadia Na lista de campanhas provocadoras, o Burger King já se chamou Burger Gay e lançou comercial com um trisal, relacionamento de três pessoas. Seu movimento mais recente foi um vídeo em que ironiza a censura de Bolsonaro a uma propaganda do Banco do Brasil.

Modernidade Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco, entrou na onda do podcast. O banco estreia nesta segunda (27) rodadas semanais de conversas sobre política monetária, avaliações setoriais e o mercado de ações.

Ouvintes A primeira edição será com o economista Luka Barbosa e o estrategista-chefe de renda variável do banco, Marcos Assumpção. A dupla fala de como o fraco crescimento econômico deste ano impactou o resultado das empresas de capital aberto.

Freio Christopher Podgorski, presidente da Scania Latin America, estava ao lado do governador paulista João Doria quando anunciou na semana passada um investimento de R$ 1,4 bilhão em São Bernardo. Mas a montadora ainda não decidiu se vai aderir ao programa IncentivAuto, que dá desconto de ICMS a montadoras.

Móvel O Hospital de Amor vai apresentar uma carreta equipada com aparelho radiológico de rastreamento de câncer de pulmão na sexta (31), quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco. 

Com Paula Soprana e Laísa Dall'Agnol

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.