Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Maior credor da Avianca nega ter recebido serviço de ex-presidente da aérea

Frederico Pedreira perdeu em fevereiro o cargo na companhia, em recuperação judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maior credor da Avianca Brasil, o fundo Elliott nega uma desconfortável informação circulada recentemente em fóruns de discussão de internet mantidos por aficionados da aviação: que Frederico Pedreira, ex-presidente da companhia aérea, está trabalhando com o fundo.

Após perder o cargo em fevereiro, o executivo deixou oficialmente a cadeira em 22 abril. Até meados de março, ainda atuava na empresa em recuperação judicial.

Apertem os cintos Procurado pela coluna para comentar a possibilidade de haver conflito de interesse em receber os serviços de um executivo conhecedor dos principais detalhes de sua devedora, o Elliott respondeu que a informação é “categoricamente falsa”.

O piloto sumiu Pedreira atendeu dois telefonemas da coluna, mas desligou ao ser informado do assunto, sem negar nem confirmar a informação.

Desvio de rota Questionada se acredita que a proximidade de Pedreira ao Elliott pode ter prejudicado as negociações com os outros credores, a Avianca preferiu não comentar.

Estrada O economista Bernard Appy e o deputado Baleia Rossi peregrinam para defender sua proposta de reforma tributária. Além de abordar congressistas, a dupla visita entidades setoriais. Já passaram por Anfavea (setor automotivo), Brasscom (tecnologia), Cebrasse (serviços), representantes do agro e outros.

Conversa As rodadas com governos também avançam. E a reunião de São Paulo, com o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles, é das mais esperadas, segundo Baleia Rossi.

Guerra fiscal “São Paulo sempre foi vítima da guerra fiscal. Agora entrou nela para parar de perder. Está competindo com outros estados em situação vantajosa. Isso facilitará a aprovação da reforma tributária”, diz o deputado.

Desmoronando  Na opinião da construção civil, é “balde de água fria” a conversa do governo sobre liberar contas ativas do FGTS para animar a economia. José Carlos Martins, da CBIC (câmara da indústria), receia que a medida possa acertar “em cheio” o financiamento do setor a partir do ano que vem.

Aqui nãoO anúncio desagradou o conselho do FGTS. Membros do grupo dizem ter sido pegos de surpresa pela notícia. Para eles, a medida compromete o orçamento e a disponibilidade de recursos do fundo, que sofre sucessivas quedas na arrecadação.

Falta química A produção do setor de químicos de uso industrial caiu 9,5% em abril ante março, segundo a Abiquim (associação da indústria), que aponta perda de competitividade em relação aos importados.

Passeio Criado para defender as grandes causas da agenda liberal na economia brasileira —notadamente as reformas—, o movimento de empresários Brasil 200 entrou na polêmica das patinetes.

Rodinha Gabriel Kanner, líder do Brasil 200, gravou um vídeo para divulgar entre seus seguidores reclamando da iniciativa do prefeito paulista Bruno Covas de regulamentar o transporte da moda.

Velocidade “Alguns acidentes acontecem, porém, isso não justifica criar medidas que na prática vão acabar com essa inovação. É mais um exemplo de intervenção estatal”, diz Kanner no vídeo.

Febre Ainda sobre o veículo, o BCG (Boston Consulting Group) estima que o mercado global de aluguel de patinetes elétricas deve movimentar até US$ 50 bilhões nos próximos seis anos. Não é pouco. O montante poderá representar 15% do mercado total de compartilhamento de carros.

Acelerado EUA e China, juntos, serão responsáveis por até 23% do mercado. A Europa terá 15%. A estimativa de lucro de uma empresa do ramo é de US$ 0,65 por viagem, subtraídos os custos de manutenção, taxas de seguro e operações de retirada e recarga.

Com Paula Soprana e Laísa Dall'Agnol

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.