Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Demissão de general Santos Cruz divide empresários

Empresários se questionam se decisão é prenúncio de conflito ou ajuste calculado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A demissão do general Carlos Alberto dos Santos Cruz dividiu opiniões no setor privado. No calor da notícia, nesta quinta (13), empresários se questionavam se a decisão de Bolsonaro seria o prenúncio de um conflito aberto com um dos eixos de pragmatismo de seu governo.

Os mais otimistas, no entanto, atenuaram: embora a demissão seja interpretada como sinal da pressão dos filhos e do guru Olavo de Carvalho, pode ter sido apenas um ajuste consciente e calculado.

O presidente Jair Bolsonaro sentado ao lado do então ministro Santos Cruz, em cerimônia no Planalto em maio
O presidente Jair Bolsonaro ao lado do então ministro Santos Cruz, em cerimônia no Planalto em maio - Pedro Ladeira - 20.mai.19/Folhapress

Equipe Quando Bolsonaro montou seu time no início do governo, não tinha nenhuma experiência anterior de poder. Na opinião de um grande empresário, é natural que, após quase meio ano na chefia, o presidente mude a equipe para adequá-la a seu perfil.

Nova lua de mel A saída de Santos Cruz desagradou empresários em geral, mas a baixa foi relevada. Talvez porque, no início desta semana, Bolsonaro tenha reconquistado o coração do empresariado no jantar na casa de Paulo Skaf (Fiesp), em São Paulo.

Brasil vs. Alemanha Durante o evento, o ministro Paulo Guedes agradou aos convidados ao brincar que, se a moeda única do peso real for criada, o Brasil será a Alemanha, em referência à força do euro.

No prazo Encerra nesta sexta (14) o prazo para bancos e fintechs apresentarem as suas propostas de como funcionará o open banking no país, um dos esforços para elevar a competição no setor. Em seguida, será feita a consulta pública para as regras de troca de informações financeiras, sempre a pedido do cliente.

Desconcentrado O compartilhamento de dados começa pelos grandes bancos, no segundo semestre de 2020. Executivos do setor andam reclamando que o prazo é curto.

Aula Diante da previsão de paralisação de professores nesta sexta (14), o IFL-SP (Instituto de Formação de Líderes), grupo de defensores do liberalismo, vai fazer uma “aula livre”, aberta para alunos que não terão compromisso. O presidente do grupo, Georges Ebel, vai dar palestra.

Casa A BRF iniciou campanha para lembrar funcionários de que todos os que viajarem ao exterior estarão proibidos de entrar em instalações da empresa por 72 horas após o retorno. A medida é praticada desde 2015, mas voltou à pauta após a peste suína na China.

Web A Wibx, criptomoeda focada no varejo, levou para o time o especialista em inovação Guga Stocco.

Avançou Aguardado desde o fim da gestão de Michel Temer, o Plano Nacional de Internet das Coisas chega à etapa final. Nesta sexta (14), Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, assina o texto que será enviado à Casa Civil, para análise de Jair Bolsonaro.

Nas alturas Com cifras para lá de otimistas, estimadas em até R$ 172 bilhões em impacto econômico à indústria, o encaminhamento do plano era uma das metas de 200 dias da gestão do astronauta Pontes.

Plano A ideia é estimular negócios e atrair investimentos que promovam a conexão entre máquinas, especialmente com a chegada do 5G. A legislação flexibiliza impostos para setores de tecnologia.

Vazajato Quando a coluna questionou Pontes sobre o incidente de segurança digital envolvendo o ministro Sergio Moro, a entrevista foi encerrada sem direito a despedida.


Prosa

O ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, Marcos Pontes
O ministro da Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro, Marcos Pontes - Pedro Ladeira - 29.nov.18/Folhapress

“A Huawei está instalada em muitas das nossas infraestruturas de telecomunicações.
A decisão [de mantê-la no país] é do presidente, mas trabalhamos com fatos e dados”
Marcos Pontes
ministro de Tecnologia, sobre as recentes restrições à chinesa

com Igor Utsumi e Paula Soprana; colaborou Tássia Kastner

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.