Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Disputa entre Doria e Bolsonaro sobre F-1 deve virar briga por emprego

Enquanto presidente prevê geração de 7.000 vagas no Rio, SP esboça perder 10 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A disputa Jair Bolsonaro e o governador João Doria (SP) sobre onde ficará a F-1 no Brasil a partir de 2021 deve evoluir para uma discussão em torno do emprego. Enquanto Bolsonaro calcula que o Rio ganharia muitos postos de trabalho com a mudança, São Paulo diz que a cidade perderia ainda mais.

O presidente anunciou em maio que o evento levaria 7.000 vagas para o Rio. Agora a prefeitura da capital paulista calcula que 10 mil empregos seriam tirados daqui.

Projeto pretende construir autódromo no bairro de Deodoro, no Rio
Projeto pretende construir autódromo no bairro de Deodoro, no Rio - Reprodução

Estrago O bate-boca também joga um balde de água fria em outro plano, a privatização do autódromo de Interlagos. “A fala de Bolsonaro muda o cenário. Uma eventual concessão perde a atratividade”, afirma Sandro Cabral, professor do Insper especialista em PPPs.

Perfil No meio da disputa, especialistas no setor estão levantando o perfil da Rio Motorsports, que encabeça o consórcio vencedor da licitação para construir o autódromo de Deodoro. Afirmam que seu presidente, José Antônio Soares Pereira Junior, ainda é pouco conhecido no meio.

Origem A coluna procurou o empresário e questionou se a Mortosports, registrada nos EUA, tem sede física, além de sua capacidade de execução e histórico de atuação no setor. O empresário, conhecido como JR Pereira, disse via assessoria que “indicar que empresas criadas em Delaware são algo ilegal e obscuro é tese absurdamente equivocada”.

Gringo Em nota, o empresário diz que a Rio Motorsports “está sob o escrutínio das leis dos EUA e sujeita à profunda e rigorosa fiscalização do governo daquele país”.

Grupo Ainda segundo a nota, “qualquer insinuação que aponte falta de experiência no esporte denota, no mínimo, desconhecimento do mercado”. Pereira destaca a presença de parceiros renomados.

Histórico Segundo JR Pereira, as empresas que participam da holding têm capacidade técnica reconhecida mundialmente, como o arquiteto Hermann Tilke, autor de pistas em Xangai, a construtora espanhola Acciona, e outras.

Café Seguindo a moda de cafeterias da China e do Vale do Silício, na Fispal, feira de tecnologia do setor alimentício, em São Paulo, quem faz o cafezinho no estande do Instituto Mauá de Tecnologia é o robô.

Adoçante Desenvolvida pela Mitsubishi ​Electric, a máquina de seis eixos pega a cápsula escolhida pelo consumidor, deposita na cafeteira e entrega a bebida pronta no copo.

Uma estrela Apesar de gastar cada vez mais na internet, o brasileiro está insatisfeito com o ecommerce. Um índice feito por empresas do setor com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostra que 96% dos sites não atendem a critérios como número ideal de imagens do produto, detalhes na descrição do item e facilidade na busca.

Experiência Enquanto o índice de satisfação é de 4% aqui, nos EUA está em 44,22%. O Ecommerce Quality Index 2019 analisou 118 sites no país.

Pergunta A distribuidora de combustível Ipiranga lançará uma divisão para se aproximar de startups, batizada de Turbo. O objetivo é se beneficiar de melhorias sugeridas e, em troca, funcionar como uma aceleradora. A companhia diz que conversa com cerca de cem empresas emergentes —nenhuma parceria foi fechada ainda.

Ladeira abaixo Micro e pequenas indústrias viram derreter praticamente todos os indicadores no mês de maio, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Simpi (sindicato do setor). Pela primeira vez no ano, o percentual de empresários que preveem demitir funcionários em 2019 ultrapassou o dos que pretendem contratar.

Calote Outro indicador que teve recorde negativo em maio foi o de inadimplência. Cerca de 44% das empresas não receberam o pagamento de algum cliente, maior nível desde novembro de 2018. Além disso, o índice que mede a expectativa dos industriais em relação aos negócios atingiu o menor nível desde janeiro.

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.