Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Prefeitura multa Santander por desrespeito à lei Cidade Limpa em SP

Banco colou adesivo gigante em prédios vistos na marginal Pinheiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A subprefeitura de Pinheiros confirmou nesta quinta (13) que multou o Santander por colar um adesivo gigante em prédios próximos ao shopping JK Iguatemi, na marginal Pinheiros, em São Paulo. A peça desrespeita a lei Cidade Limpa, em vigor desde 2007 no município.

A mensagem "Bora Empreender, Brasil #AquiÉoLugar” está colada em prédios do banco. A peça não passou pela Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (CPPU), que analisa casos relacionados à aplicação da legislação de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem urbana.

Adesivo do Santander em prédios vistos na marginal Pinheiros
Adesivo do Santander em prédios vistos na marginal Pinheiros - Paula Soprana

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, qualquer elemento que cause impacto visual na cidade precisa passar pela análise da comissão. Não foi o caso. 

Segundo o artigo 43 da legislação, a primeira multa é de R$ 10 mil por anúncio irregular, com acréscimo de R$ 1 mil para cada metro quadrado que exceder os quatro metros quadrados permitidos. 

A legislação busca ordenar a paisagem urbana do município, vetando propagandas em outdoors, letreiros e intervenções diversas, como as artísticas. 

A peça não tem venda direta de algum produto ou serviço, tratando-se de uma mensagem de cunho positivo associada à marca na internet. 

Procurado,  o banco diz que "em linha com as diversas manifestações públicas de apoio registradas nas redes sociais nos últimos dias, o Santander reitera que a mensagem veiculada tem caráter inquestionável de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do país, sem qualquer viés publicitário".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.