Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Um ano após paralisação, caminhoneiros recebem alta de pedágio sem alarde

Nas principais rodovias do estado de São Paulo, preço sobe 4,6% a partir de segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os caminhoneiros, que travaram o Brasil no ano passado para reclamar dos custos do transporte, como frete, combustível e pedágio, receberam resignados a notícia do reajuste de 4,6%, que começa nesta segunda (1º) nas principais rodovias do estado de São Paulo. Na Imigrantes e na Anchieta, os preços chegam a R$ 27,40.

“Com certeza afeta a nossa categoria. Mas esses reajustes são repassados ao consumidor final”, diz José Roberto Stringasci, da Associação Nacional de Transporte do Brasil.

A NTC, associação do transporte de cargas e logística, faz ressalva. “Quem fizer trajeto dos contêineres, de Santos a São Paulo, uma rota curta em que se gasta de pedágio quase o mesmo que de combustível, é que vai sentir o impacto. De resto, o peso não é grande”, Lauro Valdivia, assessor técnico.

Segundo ele, a alta estadual segue padrões da inflação e da contratação de funcionários no setor, de 5%.

Outras lideranças de caminhoneiros que protagonizaram a paralisação de 2018 demonstram receptividade com a gestão do ministro da Infraestrutura, Tarcisio de Freitas. A expectativa da categoria, agora, gira em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal, marcada para 4 de setembro, que julga a tabela do frete.

Leia a coluna completa aqui.

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.