Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

3 em cada 10 inadimplentes do país são jovens da periferia, diz Serasa

Companhia estima que pelo menos 19 milhões de pessoas estejam nessa situação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Jovens de periferia são o grupo mais homogêneo em situação de inadimplência no Brasil de hoje. Segundo um novo estudo do Serasa Experian, 32% dos inadimplentes do país têm até 35 anos e vivem longe de centros urbanos. São 19 milhões.
 
Os outros 68% são grupos menos consolidados, que reúnem desde classe média urbana até população rural e idosos. O desemprego afeta a todos, mas o jovem de periferia enfrenta educação e infraestrutura precárias, diz o Serasa.
 

Preço alto Um dos grandes críticos da exclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, o governador de São Paulo, João Doria, voltou a disparar reclamações após a movimentação em torno da terceira versão do texto nesta quarta-feira (3). 

Serviço completo “Custará caro ao Brasil aprovar uma reforma parcial quando poderia fazer uma reforma completa. Não é justo penalizar milhões de brasileiros, a maioria desempregados e desvalidos, para atender interesses eleitorais e egoístas”, disse Doria.

Idade mínima Mesmo entre especialistas em segurança pública que concordam com regras mais suaves para policiais na reforma da Previdência, a articulação de última hora feita por Bolsonaro deixou a impressão de que faltou o governo analisar os modelos de aposentadoria da categoria internacionalmente.

Lição de casa “Aposentadorias de policiais têm especificidades no mundo todo, e isso precisa ser preservado no Brasil, mas Bolsonaro não parece ter feito contas. Ele só se preocupa com os benefícios para os militares”, diz Rafael Alcadipani, professor da FGV-SP que pesquisa o tema.

Aula A FGV vai inaugurar um curso de graduação em administração pública em Brasília, como já tem no Rio e em São Paulo. A primeira turma começa no vestibular 2020, que acaba de abrir inscrição.

Sem caneta Agradou às escolas privadas a ideia de digitalizar o Enem, lançada pelo Ministério de Educação nesta quarta. A mudança estava no radar e era inevitável, diz Ademar Batista, presidente da Fenep (federação do setor). “É mais seguro que prova em papel, não há o risco no transporte de Brasília a Amazonas ou ao Rio Grande do Sul.”

Fontes A Sabesp começa a usar energia renovável em suas estações. Na Vila Alpina, zona leste de São Paulo, passou a bombear água usando gás natural, em parceria com o sistema Fluxus. Também vai testar energia solar em Mogi Mirim e Orindiúva.

Rebuliço O relatório da CPI de Brumadinho revoltou mineradoras. Há um clima de agitação contra a sugestão para se criar o regime de participação especial, em que as minas pagariam um percentual sobre a receita líquida, como ocorre com as petroleiras.

Respingo No setor, a impressão é que a recomendação busca punir a Vale, mas a eventual aprovação inviabilizaria outras operações no país, como a exploração de bauxita, diz Milton Rego, presidente da Abal (associação de alumínio). 

Castigo “Por que investir no Brasil, já que riscos de mesma natureza não sofrem o mesmo ônus em países como Chile, Peru, Austrália, Canadá?”, afirma Luís de Azevedo, presidente da ABPM (Associação Brasileira de Pesquisa Mineral), em nota.

Processo A CPI de Brumadinho, criada para investigar o rompimento da barragem do córrego do Feijão que deixou ao menos 246 mortos em janeiro, foi encerrada na última terça-feira (2). O relatório segue agora para órgãos que estão investigando a tragédia, como a Polícia Federal e o Ministério Público.

Vende-se O número de sites de ecommerce explodiu no Brasil de 2018 a 2019, com salto de 37,5%. A alta nos anos anteriores foi de 12,5% e 9,2%, mostra levantamento do BigData Corp. e PayPal que será divulgado nesta quinta (4).

Lojinha O Brasil tem cerca de 930 mil sites de venda online, 230 mil deles criados nos últimos 12 meses. O crescimento, segundo a BigData, tem motivação no desemprego, no baixo custo para empreender e no aumento da oferta de sites que oferecem formatos prontos para o comércio digital.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.