Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Consumidor levará tempo para sentir 'choque de energia', diz diretor da ANP

Governo deve avançar nesta terça (23) com plano de abertura do mercado de gás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo vai avançar na terça (23) em seu plano de abertura do mercado de gás —o “choque de energia barata” do Ministério da Economia. Ainda é difícil estimar o impacto para o consumidor, diz Décio Oddone, diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“O mercado vai se encarregar de estabelecer os valores, é dinâmico. Qualquer previsão de redução tem que levar em conta a volatilidade, depende de preço de commodity, de câmbio.”

 

Na prática Caberá aos estados optar pelas diretrizes recomendadas pela ANP, que quer uniformizar a regulação para tornar o mercado competitivo e quebrar o monopólio da Petrobras. A distribuição de gás hoje é regulada por cada estado. Quem privatizar, poderá acessar mais recursos da União. “Eles não são obrigados. Vão aderir se quiserem.”

Power point Entusiasta das mudanças, Oddone trabalha com estimativas de R$ 2 trilhões de investimentos em dez anos no setor de óleo e gás. A cifra faz parte de apresentação que ele levou em recente audiência na Câmara.

Pêndulo Na indústria, a expectativa é pela redução de custos, embora possa haver resistência de distribuidoras. Para Percival Amaral, sócio da Ecom Energia, o preço para o mercado industrial cairá só a médio prazo.

Suspense “É uma mudança regulatória. Haverá questões que podem envolver até indenizações”, diz Rafael Baleroni, do escritório Cescon Barrieu.


Prosa

Décio Oddone, diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo)
Décio Oddone, diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo) - Ricardo Borges - 12.jun.18/Folhapress

“Até 2016, os preços na Petrobras eram estabelecidos pelo governo, ela era a responsável única pelo pré-sal e construía todos os gasodutos. Era uma empresa de desenvolvimento do governo"

Décio Oddone
diretor-geral da ANP, sobre quebra de monopólio 

Via expressa A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acelerou a concessão de autorizações especiais para farmácias e drogarias. Do início do ano até 12 de julho, baixou o estoque de 7.454 pedidos para 3.009. A agência espera que até o fim do mês o passivo chegue a 700.

Fila Em abril, a Anvisa anunciou que reduziria para 30 dias o tempo de espera para autorizar o funcionamento de novas drogarias, prazo dentro da meta do governo. Se a análise levar mais de um mês, a autarquia é obrigada a dar a permissão automaticamente.

Pronto-socorro A despeito da pesada recuperação judicial, a Odebrecht não está parada. A OEC (Odebrecht Engenharia & Construção) começa a construir 40 centros de saúde em Belo Horizonte. As obras são parte de PPP (Parceria Público-Privada) entre a prefeitura e a companhia, por meio da concessionária Saúde BH, que contratou a OEC.

Bata cinza Pela parceria, o agente privado constrói as unidades. Depois de prontas, presta serviços não assistenciais para os centros, como limpeza, manutenção predial, segurança e outras atividades. O poder público fica responsável pelo atendimento médico.

SOS Segundo a empresa, os investimentos envolvem R$ 215 milhões e a expectativa é de 750 mil atendimentos por ano após a conclusão das obras.

Apressado Cresceu 59% o uso de certificados de origem digital no comércio entre Brasil e América Latina nos últimos 12 meses, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O documento garante a origem do produto para ter benefício de reduções de impostos.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.