Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Após protestar por Previdência, grupos planejam grande ato por 'nova CPMF'

Para organizador, há potencial porque tema é mais simpático que Previdência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Grupos que atuaram na convocação das grandes manifestações realizadas em maio e junho planejam um novo ato, agora em defesa da reforma tributária —mais especificamente pela criação de um imposto único sobre movimentação financeira, semelhante à CPMF.

O Nas Ruas, um dos indutores de protestos desde o impeachment, fez parceria com o Brasil 200, que reúne empresários apoiadores de Jair Bolsonaro. Juntos, planejam o próximo ato para setembro.

Apoio Segundo Marcos Bellizia, do Nas Ruas, o evento acabará agregando mais de uma bandeira, a exemplo do que aconteceu nas manifestações recentes, que abraçaram causas como: apoio ao presidente Bolsonaro, ao ministro Sergio Moro, à reforma da Previdência e ao pacote anticrime.

Sucesso de público Depois que uma pauta aparentemente impopular como a Previdência conseguiu levar milhares de apoiadores às ruas, um tema mais simpático como a reforma tributária pode ter potencial. “O tributário pesa no bolso do rico, do pobre, do empresário, todos sofrem com a alta carga tributária. É algo mais fácil de explicar. É uma boa batalha”, diz Bellizia.

Não tem tu Enquanto procurava um parlamentar para apadrinhar seu projeto de reforma com a criação de um imposto nos moldes da CPMF, Gabriel Kanner, líder do Brasil 200, tentou apresentar a ideia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

Vai tu mesmo Kanner pediu para agendar um horário com Maia, mas não conseguiu. Então acabou amarrando com o senador Flávio Bolsonaro, fragilizado pelo escândalo de suspeita de desvios em gabinete. Procurado pela coluna, Maia disse, via assessoria de imprensa, que não conhece a proposta e que a Câmara já está tocando o projeto do economista Bernard Appy.

Não importa “Estamos conversando com todo mundo. Para mim, pouco importa quem vai ser o protagonista da história. O meu interesse é defender a proposta do imposto único. Eu e esse grupo de empresários acreditamos que é a melhor. Se será via Senado, Câmara ou governo, pouco importa”, diz Kanner.

Prestígio Quem circulou pelo evento de lançamento do projeto tributário do Brasil 200 na terça (16) notou a ausência de nomes de peso do empresariado. Nem os medalhões do grupo, Flávio Rocha (Riachuelo) e Luciano Hang (Havan), compareceram. Estavam lá nomes como Synésio Batista, presidente da Abrinq (fabricantes de brinquedos).

Fomento A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e o Sebrae lançam nesta sexta (19) programa de apoio ao empreendedorismo, com concessão de até R$ 1 bilhão de crédito em quatro anos via Banco do Povo.

Gringo A StartSe, empresa brasileira de educação executiva, realizou seu primeiro programa de imersão para estrangeiros. Promoveu encontro no Vale do Silício com empresários de Kraft Heinz, Fonterra e Lucta.

Prematuro A impressão que ficou entre executivos da construção civil e da habitação é que o ministério da Economia foi obrigado a acelerar os planos de liberar contas ativas do FGTS porque a comunicação falhou. Dizem ter ouvido de integrantes do governo que, até esta terça (16), cálculos e diretrizes não estavam prontos.

Financiamento O setor imobiliário é o inimigo número um de qualquer retirada de recursos do fundo, utilizados para financiar projetos do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida).

Independência Há empresas que já se preparam para a vida sem FGTS. A partir do ano que vem, a Trisul planeja lançar imóveis um pouco mais caros que os do MCMV. Dois deles, nos bairros da Barra Funda e do Sacomã, em São Paulo, devem vir nesse modelo, diz o presidente Jorge Cury.

Sobre o teto “A ideia é ficar no degrau logo acima do MCMV, em que financiamentos usam recursos da poupança e ficam longe da insegurança frequente do FGTS”, diz ele.


Prosa

“Há quem diga no nosso setor que o Posto Ipiranga do governo é o FGTS. Faltou dinheiro, pega lá do FGTS
Jorge Cury Neto
presidente da Trisul

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.