Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Marca brasileira de biquíni vai abrir loja na Arábia Saudita

Estampas de garrafas de drinques não foram permitidas no país muçulmano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma rede paulistana de moda praia, a Shorts Co, assinou contrato com um distribuidor para abrir sua primeira loja fora do país. Não será em destinos que costumam interessar brasileiros, como Portugal ou Flórida. Trata-se da Arábia Saudita.

A região começa a atrair marcas nacionais, quase sempre com parceiros locais, que ajudam na burocracia e adaptação. No caso da Shorts Co, estampas de garrafas e drinques foram proibidas por causa da restrição ao álcool.

Mulher saudita participa de desfile da delegação do país na Olimpíada de 2012, em Londres; foi a primeira vez que atletas mulheres do país participaram da competição - Suzanne Plunkett - 27.jul.12/Reuters

Expansão A presença dos brasileiros na região ainda é incipiente. Das mais de mil empresas associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), seis estão lá.

Oásis A iGui, de piscinas, é uma delas. Tem lojas em quatro países, com a quinta prevista para o Líbano, além de planos para inaugurar uma fábrica no Catar, afirma o presidente da companhia, Filipe Sisson.

Com calma “Não é uma região onde investiríamos por conta própria, até porque as vendas não são tão fortes. Como não conhecemos muito, mas sempre nos procuram, decidimos fechar alguns contratos”, afirma Sisson.

Caneta A operadora logística Rumo assinará, na próxima quarta (31), o contrato de concessão de trecho da ferrovia Norte-Sul, que ligará os municípios de Estrela D’Oeste (SP) e Porto Nacional (TO). O documento será firmado em Anápolis (GO). A visita do presidente Jair Bolsonaro é aguardada.

No berço Foi Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, quem articulou a escolha do local da cerimônia e a presença de Bolsonaro, de acordo com pessoas que participaram da organização do evento. Anápolis é a cidade natal do governador.

Leilão A Rumo arrematou o trecho da ferrovia Norte-Sul em março por R$ 2,7 bilhões. O contrato, não-prorrogável, é de 30 anos.

Veraneio A Coca-Cola Femsa Brasil promete abrir pelo menos 1.371 vagas de empregos temporários para o período de agosto a dezembro, quando as áreas de produção, distribuição e venda serão reforçadas para o verão. Metade dos postos é para o estado de São Paulo.

Recalcula O número previsto de empregos é menor que o total de contratações do ano passado, quando 1.500 pessoas foram selecionadas. A empresa afirma, no entanto, que se a demanda aumentar, a oferta de empregos também sobe.

Aperto de mão Os acordos coletivos de caminhoneiros, previstos para a próxima semana, devem incluir o compromisso de que os motoristas fiquem um ano sem fazer paralisação. Quem defende isso é o líder de autônomos Wanderley Alves, o Dedeco.

No papel “Havendo acordo com embarcadores e transportadores de que cumprirão o piso mínimo, com certeza vamos assumir um ano sem falar em paralisação”, diz o caminhoneiro. Para ele, é preciso estar tudo escrito no papel.

Diplomacia Dentro do governo, a costura de acordos coletivos foi considerada um avanço. Seria um início de uma “cultura do diálogo”, em que o Estado serve de mediador. As negociações de Tarcísio de Freitas nos bastidores geraram simpatia na ala política da categoria.

Papelada Aquela promessa de um investimento de R$ 7 bilhões do grupo asiático RGE (Royal Golden Eagle) na fábrica de celulose da Bracell, em Lençóis Paulista (SP), que começou a ser ventilada em janeiro, quando João Doria se encontrou em Davos com o presidente mundial da empresa, vai ser anunciada nesta segunda-feira (29).

Fermento De acordo com o governo de São Paulo, é o maior investimento privado dos últimos 20 anos no estado, com expectativa de gerar até 7.500 empregos. 

Cansaço Tida como crucial pela indústria, a transformação digital também gera fadiga nas empresas. Apesar de 92% citarem a tendência como uma das três principais prioridades, 43% reclamam que os desafios impactam seu progresso, segundo pesquisa da Avanade, consultoria fundada por Accenture e Microsoft.

Intercâmbio A Universidade Brasil firmou um acordo para enviar brasileiros para estudar medicina na China. O convênio, com a Universidade de Weifang, selecionará 30 estudantes, que poderão morar no campus. Quem desejar voltar ao Brasil ao final dos seis anos de curso, porém, precisará revalidar o diploma.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.