Uma rede paulistana de moda praia, a Shorts Co, assinou contrato com um distribuidor para abrir sua primeira loja fora do país. Não será em destinos que costumam interessar brasileiros, como Portugal ou Flórida. Trata-se da Arábia Saudita.
A região começa a atrair marcas nacionais, quase sempre com parceiros locais, que ajudam na burocracia e adaptação. No caso da Shorts Co, estampas de garrafas e drinques foram proibidas por causa da restrição ao álcool.
Expansão A presença dos brasileiros na região ainda é incipiente. Das mais de mil empresas associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), seis estão lá.
Oásis A iGui, de piscinas, é uma delas. Tem lojas em quatro países, com a quinta prevista para o Líbano, além de planos para inaugurar uma fábrica no Catar, afirma o presidente da companhia, Filipe Sisson.
Com calma “Não é uma região onde investiríamos por conta própria, até porque as vendas não são tão fortes. Como não conhecemos muito, mas sempre nos procuram, decidimos fechar alguns contratos”, afirma Sisson.
Caneta A operadora logística Rumo assinará, na próxima quarta (31), o contrato de concessão de trecho da ferrovia Norte-Sul, que ligará os municípios de Estrela D’Oeste (SP) e Porto Nacional (TO). O documento será firmado em Anápolis (GO). A visita do presidente Jair Bolsonaro é aguardada.
No berço Foi Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, quem articulou a escolha do local da cerimônia e a presença de Bolsonaro, de acordo com pessoas que participaram da organização do evento. Anápolis é a cidade natal do governador.
Leilão A Rumo arrematou o trecho da ferrovia Norte-Sul em março por R$ 2,7 bilhões. O contrato, não-prorrogável, é de 30 anos.
Veraneio A Coca-Cola Femsa Brasil promete abrir pelo menos 1.371 vagas de empregos temporários para o período de agosto a dezembro, quando as áreas de produção, distribuição e venda serão reforçadas para o verão. Metade dos postos é para o estado de São Paulo.
Recalcula O número previsto de empregos é menor que o total de contratações do ano passado, quando 1.500 pessoas foram selecionadas. A empresa afirma, no entanto, que se a demanda aumentar, a oferta de empregos também sobe.
Aperto de mão Os acordos coletivos de caminhoneiros, previstos para a próxima semana, devem incluir o compromisso de que os motoristas fiquem um ano sem fazer paralisação. Quem defende isso é o líder de autônomos Wanderley Alves, o Dedeco.
No papel “Havendo acordo com embarcadores e transportadores de que cumprirão o piso mínimo, com certeza vamos assumir um ano sem falar em paralisação”, diz o caminhoneiro. Para ele, é preciso estar tudo escrito no papel.
Diplomacia Dentro do governo, a costura de acordos coletivos foi considerada um avanço. Seria um início de uma “cultura do diálogo”, em que o Estado serve de mediador. As negociações de Tarcísio de Freitas nos bastidores geraram simpatia na ala política da categoria.
Papelada Aquela promessa de um investimento de R$ 7 bilhões do grupo asiático RGE (Royal Golden Eagle) na fábrica de celulose da Bracell, em Lençóis Paulista (SP), que começou a ser ventilada em janeiro, quando João Doria se encontrou em Davos com o presidente mundial da empresa, vai ser anunciada nesta segunda-feira (29).
Fermento De acordo com o governo de São Paulo, é o maior investimento privado dos últimos 20 anos no estado, com expectativa de gerar até 7.500 empregos.
Cansaço Tida como crucial pela indústria, a transformação digital também gera fadiga nas empresas. Apesar de 92% citarem a tendência como uma das três principais prioridades, 43% reclamam que os desafios impactam seu progresso, segundo pesquisa da Avanade, consultoria fundada por Accenture e Microsoft.
Intercâmbio A Universidade Brasil firmou um acordo para enviar brasileiros para estudar medicina na China. O convênio, com a Universidade de Weifang, selecionará 30 estudantes, que poderão morar no campus. Quem desejar voltar ao Brasil ao final dos seis anos de curso, porém, precisará revalidar o diploma.
com Igor Utsumi e Paula Soprana
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.