Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para não pagar pensões, empresa de energia contesta laudo do próprio presidente

Por determinação do STF, ISA Cteep paga cerca de R$ 15 milhões por mês à Fundação Cesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Durante a venda da estatal de energia Cteep para a ISA, em 2006, o então diretor do banco BBVA Reynaldo Passanezi Filho emitiu um laudo para a compradora. Dizia que, se fechasse negócio, teria que pagar parte das aposentadorias da Fundação Cesp.

Hoje, Passanezi é presidente da ISA Cteep. E a empresa questiona no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça) a obrigação de fazer os repasses. Quer ser reembolsada pelo governo estadual.

O laudo diz que “para fins de avaliação, considerou-se que a companhia [Cteep] arcará com a diferença entre os valores desembolsados e os reembolsados pelo Estado”. O pagamento complementar foi instituído por uma lei estadual.

Os repasses, de cerca de R$ 15 milhões por mês para aproximadamente 4.800 aposentados, têm sido pagos pela ISA Cteep por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Para o advogado dos pensionistas da Fundação Cesp, Marco Antonio Innocenti, a ISA tenta burlar uma obrigação. "É algo que consta inclusive no edital."

Procurado, o presidente da ISA Cteep se manifestou por seu advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, para quem o laudo "apenas retrata a situação vigente naquele momento (...). Não é instrumento de estabelecimento de obrigação da companhia objeto da OPA [Oferta Pública de Aquisição de Ações], muito menos de alteração da legislação".

A Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo afirma, em nota, que o processo está em fase de recurso e que aguarda decisão final dos tribunais superiores.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.