Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Plano de realizar protesto pelo imposto único divide organizadores

Vem Pra Rua diz que propostas de reforma tributária ainda precisam ser discutidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O plano do movimento Nas Ruas e do grupo de empresários Brasil 200 de organizar em setembro um ato em defesa de seu imposto único sobre movimentação financeira —semelhante à CPMF— ainda não teve adesão das outras entidades que protagonizaram os últimos grandes protestos no país.

Para Adelaide Oliveira, líder e porta-voz do Vem Pra Rua, antes, a questão tributária precisa ser discutida, porque não há consenso entre as propostas de reforma manifestadas na Câmara, no Senado e no governo.

“Não temos ainda qual vai ser esse imposto único, o que ele vai unificar, como vai ser cobrado... Tem proposta só para os impostos federais, que é a do Guedes, tem propostas que estão no Congresso, para todos os impostos. Ainda não estamos prontos para isso", diz ela. 

Os atos mais recentes, realizados em 26 de maio e 30 de junho, tiveram a defesa da reforma da Previdência como uma de suas principais bandeiras. 

"Vamos terminar o serviço que começamos, a Previdência. Já estamos com o Mapa da Previdência no ar. E vamos pressionar tanto para o segundo turno, como pela inclusão dos estados e municípios no Senado. Estamos focados nisso agora ”, afirma Adelaide Oliveira.

A líder do Vem Pra Rua avalia que “por maldade” a imagem da CPMF tem sido atrelada à proposta tributária lançada na terça-feira (16) pelo Brasil 200.

“A única coisa que se aproxima da CPMF é que ela recai sobre movimentação financeira. Mas, absolutamente, não é um imposto novo. É substituição”, diz. 

Nos últimos dias, o Nas Ruas, outro dos movimentos indutores dos protestos realizados desde o impeachment, fez parceria com o Brasil 200, que reúne empresários apoiadores de Jair Bolsonaro. Juntos, planejam o próximo ato para setembro.

Segundo Marcos Bellizia, do Nas Ruas, o evento planejado por eles em parceria com o Brasil 200 acabará agregando mais de uma bandeira, a exemplo do que aconteceu nas manifestações recentes, que abraçaram causas como: apoio ao presidente Bolsonaro, ao ministro Sergio Moro, à reforma da Previdência e ao pacote anticrime.

Quem torce pela vitória da versão concorrente de reforma, aquela encampada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) com base na proposta do economista Bernard Appy, acha graça ao imaginar o povo na rua pedindo a volta da CPMF.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.