Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Venda de ativos do FI-FGTS para compensar saques não será necessária, diz governo

Liberação do FGTS será equacionada só com alocação de recursos, segundo subsecretário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

governo optou por não vender ativos do FI-FGTS (fundo que investe em projetos de infraestrutura com recursos do trabalhador) para evitar que liberação do FGTS prejudicasse a construção civil. Quem diz isso é Vladimir Teles, subsecretário de política macroeconômica.

E diz que a medida até seria possível, mas após uma série de simulações, a diretoria do FGTS entendeu que era possível compensar os saques só com melhor alocação de recursos e limites como o teto de R$ 500 para cada conta.

“Nos últimos meses e no ano passado, o volume de saques do FGTS foi menor que o previsto. Houve certa sobra em caixa. Os R$ 40 bilhões que vamos liberar para as pessoas sacarem é o que estava sobrando”, diz ele.

O subsecretário cita um exemplo simples para explicar o ajuste na alocação de recursos:

"Suponha que a eu tenha dez laranjas e minha colega, dez bananas. Somos proibidos de trocar entre nós. O que vai acontecer é que, depois que eu comer umas três laranjas, não vou aguentar mais ver a fruta na minha frente. Se pudéssemos trocar, nós dois sairíamos ganhando", diz.

"Na economia, quando há barreiras que impedem a decisão de pessoas, a alocação de recursos é prejudicada. Nós estamos tirando uma barreira para famílias usarem os recursos como quiserem."

Leia a coluna na íntegra aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.