Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Acesso a Maresias terá obras e pedágio

Governo de São Paulo aprovou nesta semana lote de concessão de Mogi-Bertioga e Litoral Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O acesso às praias mais badaladas do litoral norte de São Paulo passará por obras de melhoria e expansão, com duplicações, mas também terá pedágio. O governo do estado aprovou nesta quarta (14) o lote de concessão de Mogi-Bertioga e Litoral Sul. O trecho é o principal gargalo para quem vai à costa sul de São Sebastião, seguindo por praias como Barra do Una, Juqueí, Sahy e Maresias. As audiências públicas devem ocorrer em outubro, com edital até o primeiro trimestre de 2020.

 

​​​​Vamos a la playa São 230 km com investimento previsto de R$ 3,2 bilhões, segundo o governo de SP. Vai de Miracatu (SP-055), passando por Peruíbe e Praia Grande até Bertioga, com extensão até Boraceia, e o trecho da Mogi-Bertioga.

Pedágio Como a região tem alta densidade populacional e cidades próximas, deve entrar no edital uma tarifa flexível com desconto progressivo para o usuário frequente que vive e trabalha no entorno.

Memória O projeto inclui um trecho sensível, onde aconteceu o grave acidente que matou 17 estudantes em 2016.

Diagnóstico O setor de saúde observa a discussão sobre a reforma tributária com um pé atrás. Dentre as propostas que estão na mesa, o alerta é a possibilidade de substituir PIS Cofins ou ainda ISS e ICMS por um imposto único sobre a receita bruta.

Maca “Vai ser possível deduzir deste imposto crédito decorrentes de insumos. É muito mais vantajoso para a indústria, que gasta mais com insumos”, diz Fabio Cunha, diretor jurídico e de compliance da Dasa, que reúne marcas como Alta e Delboni Auriemo. 

Febre Para o executivo, o setor de saúde não terá capacidade de usar créditos na mesma proporção que a indústria. “A folha de pagamento, em gastos com pessoal, que não geram créditos, formam a maior parte da nossa despesa”, afirma. Sem diferenciar alíquotas, ele calcula que a elevação na carga tributária da saúde vai comprometer o potencial de contratações.

Jogou pra galera Vazou uma lista da consultoria Patri, de políticas públicas, com nomes cotados ao conselho diretor da autoridade de proteção de dados pessoais, sancionada em julho por Bolsonaro. A escolha de cinco nomes, um para a chefia, deve acontecer neste semestre.

Pop Entre os sugeridos pela consultoria estão Marcel Leonardi, ex-Google, Fábio Rua, da IBM, e o advogado Renato Opice Blum. Dois são ligados ao governo: Miriam Wimmer, do Ministério da Tecnologia, e o coronel Arthur Sabbat, do GSI, único militar da lista.

Graça Alguns indicados se surpreenderam com a seleção e até riram. Sabbat, encarado em vários setores como nome coerente, diz que não foi sondado oficialmente, mas que aceitaria “de bom grado”. 

Ar Alta e Iata (entidades do setor aéreo) estão capacitando pequenas companhias regionais brasileiras para receberem uma certificação de segurança e qualidade internacional chamada Issa. É uma tentativa de impulsionar a baixa capilaridade da malha aérea porque o selo favorece parcerias com grandes empresas. 

Quase lá A TwoFlex terminou a fase de workshops, já passou pela auditoria externa e terá a certificação em breve. A Asta e a Rima (Rio Madeira Taxi Aéreo) já fizeram oficinas e passarão por auditoria. A Abaeté iniciou o processo.

App A Valemobi, que tinha aplicativo gratuito para acompanhamento de mercado e carteira de ativos, cria versão web do serviço por assinatura.

Com Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.