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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Calor frustra comércio no Dia dos Pais

Venda de itens mais caros como casacos foram baixas; produtos podem voltar ao estoque

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São Paulo

O varejo de moda masculina esperava a ajuda do Dia dos Pais para elevar as vendas da coleção de inverno, mas o calor do fim de semana prejudicou a demanda por peças mais caras, como casacos, segundo Tito Bessa Júnior, presidente da Ablos (associação de lojas satélites de shoppings).

O empresário, que também é fundador da TNG, calcula que, neste ano, as vendas da rede tenham ficado 15% abaixo de 2018. A marca Khelf vendeu 18% menos, segundo o dono, Fernando Kherlakian.

Não adianta pensar em promoção para animar as vendas, afirma Bessa. "Tem limite. Não dá para querer baixar preço. Chega um momento em que nem de graça funciona", diz o empresário.

Fica para a próxima A solução pode ser voltar com a mercadoria para o estoque para vender no próximo inverno, aproveitando que a moda masculina varia menos do que os modelos femininos, segundo Bessa. 

Cabide No comércio de rua, a data também desapontou. Para Nelson Tranquez Junior, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, só resta aguardar algum efeito positivo que a reforma da Previdência possa trazer.

Normal Embora os indicadores de consumo estejam mais altos do que em 2018, o patamar é muito inferior ao que se percebia no início do ano, observa Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP. Não havia, portanto, motivos para esperar um Dia dos Pais surpreendente.

Botijão A ideia do governo de liberar a venda de gás de cozinha, o GLP, de forma fracionada, permitindo que os botijões sejam abastecidos em pequenas doses, é um "equívoco", na opinião da GO Associados, de Gesner Oliveira. 

Só um pouquinho Pelo novo modelo que está sendo proposto, em vez de o cliente trocar o botijão vazio por um cheio na compra, ele poderia levar o seu recipiente até o caminhão de gás e abastecer só uma parte, pagando menos. 

Perigo A medida, que ainda está sendo estudada, visa facilitar o acesso da população de baixa renda ao produto. Para a GO Associados, porém, a solução tem falhas econômicas, regulatórias e de segurança.

 Defeito Se as empresas forem liberadas para abastecer botijão de concorrentes, elas poderão perder o incentivo para investir em segurança. "O botijão de uma distribuidora pode apresentar defeito ou vazamento, provocando acidentes, por equívoco cometido por outra empresa, causando prejuízo de imagem à primeira", diz relatório da GO.

No acostamento A participação do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) na venda de veículos comerciais, como caminhões e ônibus, saltou de 27% para 44% no primeiro semestre, de acordo com a Anef, associação de empresas financeiras de montadoras.

Retorno Queda da taxa de juros e mudanças nas condições do BNDES provocaram migração da linha do Finame para o financiamento CDC. O Finame passou de 55% das vendas em 2018 para 37% neste ano.

Desempregados Antes previsto para agosto, o mutirão de empregos do Anhangabaú, promovido pela central UGT, foi postergado para setembro.

Capacitação Ricardo Patah, presidente da UGT, diz que ainda está em negociação para atrair empresas interessadas em oferecer treinamento aos desempregados que forem ao evento. "A Magazine Luiza foi uma das que se sensibilizaram a oferecer vagas de capacitação digital", afirma Patah.

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