Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Câmara vai debater nova proposta para mudar lei de falências

Deputado Hugo Leal (PSD-RJ) apresenta na próxima semana texto que muda propostas do governo de Michel Temer (MDB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a aprovação pelo Senado da Medida Provisória da Liberdade Econômica, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) apresenta em Brasília no próximo dia 27 mais um projeto que visa simplificar as atividades dos empresários.

O texto é um substitutivo para projeto que havia sido apresentado pelo governo Michel Temer (MDB) que altera os processos de recuperação judicial e falência.

O projeto original foi considerado pelo setor privado como amplo demais e muito favorável ao governo e à Procuradoria da Fazenda. A nova versão do texto teve sugestões de especialistas em falências.

O advogado Thomaz Sant’ana, sócio do escritório PGLaw, diz que a expectativa é que o texto facilite o recomeço para empresários quebrados e também viabilize o financiamento para empresas em recuperação.

O  incentivo ao novo início deve ser possível, segundo o advogado, com o novo projeto diminuindo o tempo necessário para que, após a falência, o empresário possa criar novos negócios. Hoje, ele é de cinco anos e deve passar para três, diz. 

O tempo também passaria a ser contado da data de decretação da falência, e não do fim do processo, diz.

Já Renato Scardoa, do Franco Advogados, que também colaborou na elaboração do texto, diz que a nova versão evitará controvérsias e deverá tratar de assuntos que já foram pacificados por tribunais superiores. Com isso, haveria mais segurança para os empresários de que as práticas seriam seguida por todos os juízes. 
 

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.