Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Controle de bebidas desenvolvido pela Casa da Moeda empaca por alto custo

Sistema de fiscalização cruza dados da nota fiscal eletrônica para evitar fraudes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A última fase da Lava Jato, deflagrada na semana passada, reaqueceu o debate sobre a necessidade de um sistema para fiscalizar o controle de bebidas. O que existia foi desativado em 2016. 

Estudo da Casa da Moeda apresentado a esferas do governo estima que, sem o controle, o país deixa de arrecadar R$ 8,6 bilhões ao ano. Há um novo sistema pronto, desenvolvido na estatal, que cruza dados da nota fiscal eletrônica, mas a ativação enfrenta entraves.

O principal obstáculo é o custeio. Uma lei de 2014 define uma cobrança de R$ 0,03 por selo de controle para embalagens de bebidas. O valor, que seria pago pelas fabricantes, é considerado alto. 

Além de casos de lavagem de dinheiro e de sonegação fiscal, a falta de um sistema de controle é uma das principais brechas para a maior falsificação de bebidas, segundo Rodolpho Ramazzini, diretor da Associação Brasileira de Combate à Falsificação.

A expectativa na indústria é que haja nova tentativa para colocar o controle em vigor após a última fase da Lava Jato, embora não exista sinalização de abertura por parte do governo.

As conversas ficaram ainda mais escassas desde que a Casa da Moeda trocou de comando, em junho, segundo um executivo.

Procurada, a estatal não se manifestou.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.