Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em carta, 52 ONGs se dizem ultrajadas por fala de Bolsonaro sobre Amazônia

Organizações afirmam que culpar outros pela autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática nefasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cinquenta e duas organizações da sociedade civil reagiram a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que afirmou na quarta (21) que ONGs podem estar por trás de queimadas na Amazônia.

Em carta aberta entregue no Palácio do Planalto, essas organizações, que fazem parte do Pacto Pela Democracia, dizem receber com indignação as falas do presidente e que Atribuir a terceiros a autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática tão comum quanto nefasta.

O texto, assinado por entidades como 342 Amazônia, Atados, Bancada Ativista, Fundação Tide Setubal.  Instituto Alana, Idec e Instituto Ethos, Também afirma que o presidente tem como dever constitucional proteger o ambiente. 

Segundo o texto, a fala de Bolsonaro dificulta a atuação das organizações e coloca em risco a vida de ativistas.

"Infelizmente, ela parece seguir a trilha de quem também declarou o desejo de varrer do Brasil todos os ativismos", escrevem as organizações.

Ricardo Borges Martins, coordenador-executivo do Pacto pela Democracia, diz que as declarações do presidente estão equivocadas ao colocar as organizações como inimigas do interesse público.

"Infelizmente isso tem sido frequente, o que revela um entendimento do presidente de que a sociedade civil não tem muito a contribuir, atuaria apenas para minar o seu governo, o que é um entendimento torpe. A sociedade civil está para ajudar governos a trabalhar políticas para o bem público."

Segundo Borges, as falas de Bolsonaro criam na sociedade um sentimento e uma opinião contrária as organizações, prejudicando suas atividades. "As falas do presidente tem repercussão. Ele não pode fazer acusações sem fundamento."".

Leia abaixo a íntegra da carta.

Carta aberta ao Presidente Jair Messias Bolsonaro

Excelentíssimo Presidente da República,

Atribuir a terceiros a autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática tão comum quanto nefasta. É com profunda indignação que as organizações abaixo assinadas recebem a falaciosa e gravíssima declaração proferida por vossa excelência na manhã desta quarta-feira (21/8) em que insinua sem quaisquer provas que organizações não governamentais poderiam ser responsáveis pelas queimadas em curso na Amazônia como forma de denunciar o governo em âmbito internacional.

Vossa Excelência ocupa o cargo de Presidente da República e, portanto, está entre suas responsabilidades defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme explicita nossa Constituição Federal.

A recente acusação por si só já nos desperta imenso repúdio, e se torna ainda mais grave por não se tratar de um episódio isolado. A sugestão de que a atuação das ONGs no Brasil é marcada por práticas espúrias vem sendo enunciada de forma recorrente e absolutamente infundada por vossa excelência. Infelizmente, ela parece seguir a trilha de quem também declarou o desejo de varrer do Brasil todos os ativismos.

O sentimento é de ultraje quando entidades que se dedicam de forma plena e abnegada à defesa e à produção do bem público são frontalmente atacadas e acusadas injustamente de serem responsáveis pelos malefícios que tanto trabalham para combater. Lamentavelmente no Brasil, realizar este corajoso trabalho em numerosos casos significa também a exposição e o risco às vidas daqueles que de devotam a zelar pela construção de um país mais justo, íntegro, humano e respeitoso de seus recursos, do meio ambiente e das liberdades.

As ONGs deveriam ser consideradas aliadas do governo em inúmeras agendas fundamentais para a construção de uma sociedade próspera, digna e desenvolvida. Reiteramos, portanto, que se há aspiração genuína e ações concretas com vistas à defesa do interesse público e ao enfrentamento de ações ilegais, o governo precisa respeitar, valorizar e buscar colaborar com a sociedade civil organizada. Estamos aptos e dispostos a somar esforços pelo Brasil.

Assinam esta carta:

1. 342 Amazônia2. 342 Artes3. Advocacy Hub4. Agenda Pública5. Atados6. Bancada Ativista7. BrCidades8. Casa Fluminense9. CEDAPS10. Cidade Escola Aprendiz11. Delibera Brasil12. Engajamundo13. Frente Favela Brasil14. Fundação Tide Setubal15. Gestos-Soropositividade, Comunicação e Gênero16. Gregaria (Argentina)17. Habitat para a Humanidade Brasil18. Hivos - Organização Humanista para Mudança Social19. Imargem20. Instituto Alana21. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec22. Instituto Cidade Democrática23. Instituto Construção24. Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD25. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano26. Instituto de Governo Aberto27. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social28. Instituto Luísa Mell de Proteção aos Animais e Meio Ambiente29. Instituto Physis - Cultura & Ambiente30. Instituto Socioambiental - ISA31. Instituto Update32. Instituto Vladimir Herzog33. Mapa Educação34. Move Social35. Movimento Acredito36. Movimento Boa Praça37. Open Knowledge Brasil38. Oxfam Brasil39. Pacto Organizações Regenerativas40. Política Viva41. ponteAponte42. Programa Cidades Sustentáveis43. Rede Conhecimento Social44. Rede Justiça Criminal45. Rubens Naves Santos Jr Advogados46. SOS Mata Atlântica47. Szazi Bechara Storto Rosa Figueiredo Lopes Advogados48. TETO Brasil49. Transparência Brasil50. Uneafro51. Urbanismo Vivo (Argentina)52. Vote Nelas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.