Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresa de vagas online vai perguntar cor da pele de candidato

Informação vai ser fornecida apenas para companhias com programa de diversidade para aumentar participação de negros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A empresa de tecnologia e recrutamento Vagas.com vai passar a pedir informações sobre a cor e a raça dos 16 milhões de profissionais cadastrados em seu serviço.

A Vagas.com deu início ao projeto após receber autorização do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro. Só terão acesso à informação empresas selecionadas, com programas para elevar a contratação de negros e que se comprometam formalmente a usar o dado só para ações afirmativas.

Paula Sato, executiva da Vagas.com, afirma que o projeto teve apoio do Instituto Identidades do Brasil, que promove a igualdade racial. A organização ajudou a companhia a elaborar as perguntas de forma respeitosa.

 

No momento, uma primeira empresa está negociando a assinatura de um termo para poder avaliar currículos conhecendo a cor dos candidatos, diz Sato.

Ela conta que a companhia chegou a pensar em trabalhar em um caminho oposto, adotando o que o mercado chama de currículo às cegas, sem informações como gênero, raça e idade.

Porém, segundo Sato, a empresa não chegou à uma decisão satisfatória sobre quais informações deveriam ser mantidas usando esse modelo de currículo e quais deveriam ser subtraídas. Entre os dilemas estariam deixar ou não visíveis itens como ano de formação ou endereço, que também poderiam gerar exclusão.

O modelo também não funcionaria tão bem no Brasil como em outros países, diz a executiva. Um dos problemas, segundo ela, era linguístico: "Quando a pessoa escreve no currículo que trabalha como engenheiro, já sei o gênero, o que não acontece em inglês".

Leia a coluna na íntegra aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.