Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fiesp cria comitê de emergência para acompanhar crise das queimadas

Entidade se preocupou com ameaça feita por líderes europeus de travar acordo Mercosul-UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Preocupada com a investida de líderes europeus sobre o acordo Mercosul-União Europeia no contexto das queimadas, a Fiesp criou um comitê extraordinário para acompanhar o caso. Na primeira reunião, na segunda (26), a entidade dá início a um levantamento próprio de dados para reforçar sua posição no debate. Depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, e o premiê irlandês, Leo Varadkar ameaçaram o acordo, a Fiesp soltou comunicado crítico aos europeus. 

Reação No comunicado desta sexta (23), Paulo Skaf disse considerar “preocupante que integrantes do tratado recorram a pretextos que não têm relação com o que foi negociado para fazer política interna e atacar a imagem do Brasil”.

Ação O comitê extraordinário vai reunir os departamentos de desenvolvimento sustentável, agronegócio, comunicação, relações internacionais e comércio exterior da Fiesp. 

Subterfúgio Na visão do presidente de um banco de investimento, antes de Jair Bolsonaro entrar na escalada de declarações inábeis sobre temas ambientais, ele deveria ter desconfiado que, neste momento de desaceleração mundial, todos vão querer elevar o protecionismo, buscando desculpas para prejudicar países competidores. E a floresta era desculpa convincente.  

Chamas Os incêndios na Amazônia turbinaram os negócios da empresa regional de táxi aéreo Rima. Nos últimos dois dias, foi de 20% o aumento na demanda por sobrevoos pelos governos dos estados amazônicos e de equipes de reportagem internacionais, segundo a empresa.

Ganha pão Depois que o Ministério Público de São Paulo licitou a gestão das contas salário dos promotores e servidores, o Tribunal de Justiça de São Paulo vai fazer o mesmo. 

Pedaço Dos R$ 250 milhões  que a Domino’s Pizza promete investir no Brasil em cinco anos, 47% ficam em São Paulo, onde serão abertas 203 lojas.

Sou brasileiro Ciro Gomes ainda tenta combater a venda da divisão de aviação comercial da Embraer para a Boeing. A transação foi submetida à apreciação dos órgãos regulatórios e agora aguarda a conclusão dos processos.

Não desisto nunca O líder do PDT diz que vai pedir audiência pública no Congresso para tratar da operação, que ele acusa de cartel, e representação no Cade. “Estou amadurecendo uma arguição de descumprimento de preceito fundamental junto aos tribunais”, afirma ele.

Crise Mesmo em meio a um cenário de economia vacilante, o shopping JK Iguatemi, de São Paulo, teve aumento de vendas de 18% no primeiro semestre do ano. Cristina Betts, diretora financeira da Iguatemi, diz que o avanço é em boa medida resultado de mudanças nas lojas presentes no centro comercial.

Fracos não têm vez De acordo com a executiva, o shopping vem aproveitando a crise para substituir as marcas que vão mal por outras que conseguem trazer mais clientes. Em 2016, saiu a loja da grife Daslu. Em um terço da área dela entraram os restaurantes Astor e Kitchin. 

Cara do gol Após avançar por mais uma comissão na quarta-feira (21), falta só a aprovação na CCJ para que um projeto que aumenta as punições para companhias envolvidas em cartel passe pela Câmara dos Deputados e siga para sanção a presidencial.

Devolva-me A mudança na lei pode ajudar a coibir a prática, de acordo com o advogado Eric Hadmann, porque dobra a indenização que as empresas envolvidas podem ter de pagar na esfera cível caso outra companhia alegue ter sido vítima de cartel.

Caça-talentos A seleção de estagiários com deficiência ganhou espaço na empresa de recrutamento Page PCD. Até setembro, a companhia terá escolhido 11 pessoas para trabalhar na Cummins, do setor automotivo, em seu maior processo de seleção do tipo.

Amanhã Empresas com cem funcionários ou mais precisam reservar de 2% a 5% de vagas para profissionais com deficiência. Mas estagiários não entram na conta. As empresas estão recrutando agora para elevar o índice no futuro, à medida que eles forem efetivados, diz Isabel Pires, gerente da Page PCD.

Te escuto A Fapes, que administra o fundo de pensão dos funcionários do BNDES, passa a ter um canal independente para receber denúncias anônimas via internet e telefone. A organização também atualizou seu código de ética.

Com Filipe Oliveira

Erramos: o texto foi alterado

O nome da gerente da empresa Page PCD foi registrado incorretamente como Jéssica em versão anterior do texto. A informação foi corrigida.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.