Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Joesley e Wesley Batista poderão voltar ao endereço da JBS em São Paulo

Justiça liberou irmãos para gerir suas empresas de patrimônio pessoal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De volta à cena A Justiça autorizou Joesley e Wesley Batista a voltar a frequentar o endereço onde fica a sede da JBS, em São Paulo. Eles continuam proibidos de atuar em qualquer uma das companhias da J&F, mas a permissão, concedida na sexta (23), os libera para gerir as empresas WWMB e JJMB, que abrangem seus patrimônios pessoais, sem relação com o grupo. Como o escritório fica no condomínio da JBS, um grande complexo no mesmo quarteirão, a dupla terá de cruzar o local

Trabalho O caso que libera a entrada dos Batista no imóvel foi relatado pelo desembargador Maurício Kato, da 2ª instância da Justiça Federal.

Torcida brasileira A Semana do Brasil, evento promovido pelo governo e capitaneado por empresários do varejo alinhados a Bolsonaro, como Luciano Hang (Havan) e Flavio Rocha (Riachuelo), começa a atrair a adesão de outros setores. Na lista de cerca de 300 estabelecimentos que vão fazer promoções entre 6 e 15 de setembro para estimular a economia já há 30 hotéis. 

Bandeira Com discurso patriótico, o evento será promovido como uma espécie de Black Friday brasileira. Mas nem todos os estabelecimentos que vão embarcar na onda de descontos devem aderir formalmente usando a logomarca verde e amarela. 

Maré A rede de 26 hotéis Slaviero, que não chegou a se cadastrar, prepara uma campanha própria durante o mês inteiro, com diária grátis para quem comprar pelo site ou descontos de 15% a 50%, a depender do hotel escolhido. 

Dentro Entre as companhias que se cadastraram, a ideia é deixar a polarização política em segundo plano e tentar vender. “Nosso foco é no varejo, independente de onde vem o estímulo”, diz a brMalls, dona de 29 shoppings. 

Desacordo O governo sancionou lei que permite a ele oferecer a solução de disputas via mediação ou arbitragem quando vai desapropriar um imóvel, mas o dono quer discutir o valor da indenização. Hoje, quando o proprietário não concorda com a quantia oferecida, o assunto é tratado na Justiça comum.

Catalisador A mudança tem potencial para diminuir o tempo das discussões, na opinião de Lucas Sant’anna, advogado do Machado Meyer. Os processos podem levar décadas na Justiça, mas costumam durar cerca de um ano no caso da arbitragem. A câmara arbitral pode ter especialistas para fazer a avaliação do imóvel, o que deve evitar perícias demoradas no ativo.

Pendura A moratória de precatórios que está sendo gestada no Senado, com potencial de deixar um milhão de credores a ver navios, atiçou o mercado de crédito podre. Empresas que compram carteiras de crédito atrasadas estão animadas para negociar com donos de títulos que estão precisando de liquidez.

Fim da fila A Jive fez sua última captação em março de 2018 e se prepara para voltar ao mercado para uma nova e maior rodada nos próximos meses. A empresa administra fundos de cerca de R$ 3,5 bilhões somados e já negociou mais de R$ 1,2 bilhão em precatórios desde 2015.

O céu é o limite Caio Mário de Andrade, presidente do Serpro, estatal que faz declaração eletrônica de IR, sinaliza que as investidas da empresa podem ir além, na direção de sistemas de mapeamento e de imagens de satélite. 

Abre alas Para ele, dados de desmatamento e queimada precisam ser melhorados e coletados com mais frequência. E estruturas existentes responsáveis pelas análises devem ser desmontadas para dar espaço a outras empresas. 

PROSA

“Todo o mundo tem que entender dados. Se não, é porque não estão sendo bem tratados. Acho que tem muito ruído na comunicação de setores do governo  
Caio Mario Paes de Andrade, presidente do Serpro

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.