Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público abre inquérito sobre perdas da Petrobras após saída de Pedro Parente

Ações da estatal fecharam em queda de quase 15% e as da BRF, onde ele já presidia o conselho, ganharam 9%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de ano após a renúncia de Pedro Parente da presidência da Petrobras, em 1º de junho de 2018, o Ministério Público Federal abre inquérito para apurar as perdas sofridas pela estatal na data do anúncio, feito pela manhã, durante o horário de funcionamento da Bolsa.

Naquele dia, as ações da Petrobras fecharam em queda de quase 15%, enquanto as da empresa de alimentos BRF, para onde o executivo seguiria duas semanas depois, subiram aproximadamente 9%.

O ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente
Ex-presidente da Petrobras Pedro Parente em coletiva - Reuters

Má lembrança Na saída de Parente, no ano passado, a Petrobras perdeu R$ 40 bilhões em valor de mercado em um dia. As negociações dos papéis chegaram a ser suspensas pela B3 devido às oscilações.

Currículo O mercado o via com bons olhos, tanto pela governança como pelos resultados operacionais e financeiros. Sob o comando dele, a Petrobras acelerou o plano de venda de ativos, reduzindo o endividamento e racionalizou a política de preços.

Currículo 2 Parente deixou o cargo na esteira da crise dos caminhoneiros. E, 13 dias depois, aceitou convite para ser presidente-executivo da BRF, onde já ocupava a presidência do conselho de administração. Assumiu o cargo com o aval da comissão de ética da Presidência da República. 

Relógio Questionamento semelhante sobre o horário de divulgação da renúncia de Parente com pregão em curso já havia sido levado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na ocasião, mas não houve conclusão de irregularidades.

Sem contato Enquanto as negociações para a compra de 10% da Qualicorp pela Rede D’Or evoluíam nos últimos dias, José Seripieri Júnior (Qualicorp) e Paulo Moll (Rede D’Or) marcavam reuniões apenas nos escritórios de advocacia e almoçavam em restaurantes separados, tentando evitar serem vistos juntos. 

No zoológico Em uma das noites de reunião, um dos presentes perguntou aos outros como a transação entre a rede de hospitais e a administradora de benefícios poderia ser definida. A resposta foi assim: é um negócio entre um hipopótamo e um jacaré. A gargalhada foi geral.

Tempo real O governo da Bahia vai ter uma plataforma de internet para apresentar dados sobre a gestão dos contratos de PPP do estado. Pela ferramenta serão feitos lançamentos em tempo real de informações sobre os projetos contratados, com monitoramento sistêmico das obrigações contratuais e alertas de cumprimento de metas.

Vapor Para os representantes de empresas de tabaco, a audiência de quase oito horas da Anvisa sobre cigarros eletrônicos nesta quinta-feira (8) teve muito idealismo, mas a pauta ficou urgente diante dos 40 mil fumantes de e-cigarettes no país, de acordo com estimativas do setor.

Fogo “É péssimo para o consumidor, que não sabe o que fuma. É ruim para a Anvisa, que não controla. Para o governo, que não arrecada com o comércio. E para as empresas legalmente estabelecidas, que ficam sem regras claras”, afirma Fernando Vieira, diretor na Philip Morris Brasil.

Fumaça O debate se divide entre regulamentar o produto ou manter a proibição de sua venda. Atualmente, consumidores de cigarros eletrônicos compram no exterior, pela internet ou em pontos de comércio sem autorização. 

Escolhas O presidente Jair Bolsonaro tem cinco nomes para indicar à autoridade responsável pela proteção de dados pessoais. José Ziebarth, diretor no Ministério da Economia, afirmou nesta semana que o Senado pode sabatinar os diretores até o final do ano, talvez já em setembro.

Cadeiras A indicação de um militar entre os cinco é vista como certa pelo setor porque o salário do cargo (cerca de R$ 13 mil) é considerado baixo demais para advogados reconhecidos no assunto. Os acadêmicos, por sua vez, são vistos com pouco traquejo político. Enquanto isso, militares marcam presença em cursos de capacitação sobre o tema.

Conversas Depois de o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, visitar o Brasil, membros do Tesouro americano tiveram reuniões com o governo e o setor privado nesta semana. 

Termômetro Alejandro Mares, diretor do Tesouro para o Ocidente, foi ao ICC Brasil nesta quinta-feira (8) para medir a temperatura em ao menos três questões: visão do empresariado sobre a reforma tributária, ritmo do avanço do acordo entre Mercosul-UE e acordo bilateral.

Com Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.