Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Portaria do governo agiliza retomada de aviões em casos de inadimplência

Brasil é signatário da Convenção da Cidade do Cabo, mas não cumpriu regra na crise da Avianca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou nesta segunda-feira (5) uma portaria que visa corrigir uma das manchas deixadas pela recuperação judicial da Avianca no ambiente de negócios brasileiro.

A portaria reitera que o país endossa a Convenção da Cidade do Cabo, um tratado internacional que garante proteção para que os arrendadores de aeronaves e equipamentos móveis retomem seus bens com agilidade em casos de inadimplência.

Queda de braço Quando os arrendadores começaram a pedir a retomada de seus aviões, a Avianca conseguiu atrasar a devolução dos bens por meio de decisões judiciais, apesar de o Brasil ser signatário da convenção do Cabo. 

Mais caro Segundo Ronei Glanzmann, chefe da SAC (Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura), a insegurança em relação à assinatura de tratados poderia prejudicar todo o mercado aéreo brasileiro pela elevação dos custos de contratos de leasing e de seguros. 

Insegurança “Se o Brasil começa a ser entendido mundo afora como um país que, apesar de ser signatário, não cumpre a regra na prática, as seguradoras nem cobrem o risco do país. Elas podem aumentar o prêmio que pedem para fazer o seguro”, afirma Glanzmann.

No ar A portaria abrange outras diretrizes para facilitar o transporte de carga e passageiros no mercado internacional de serviços aéreos.

Comunicado Quando Jair Bolsonaro retirou os nomes de Leonardo Bandeira Rezende e Vinícius Klein para as vagas no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) na semana passada, a notícia pegou os indicados de surpresa pelos jornais, sem comunicado oficial, segundo quem conversou com eles.

Suspense Sem quórum para julgar as fusões e aquisições, o atraso na nomeação de novos conselheiros do Cade já paralisa 70 transações no país. 

Fechadura A Castseg, empresa de franquias de segurança eletrônica, vai inaugurar três lojas em 90 dias no estado de São Paulo.

Agitado Neste ano, o mês do Orgulho LGBT, celebrado em junho, atraiu 40% mais viajantes internacionais para São Paulo do que em 2018, segundo levantamento do Expedia, site de oferta de voos e hospedagens. A procura internacional representou 26% da demanda por viagens à capital paulista no período.

Amor A maior parte dos turistas veio de países como Estados Unidos, Colômbia, Chile, China e Japão. Em parceria com a IGLTA, associação internacional de viagens LGBT, a Expedia aumentou a oferta de hotéis para o público.

No palco O OffshoreAlert Conference começou a divulgar a programação de seu evento internacional, que vai acontecer em setembro no Palácio Tangará em São Paulo. O ministro da Justiça, Sergio Moro, aparece como principal palestrante na agenda.

Agenda O site da OffshoreAlert destaca o papel de Moro na Lava Jato e cita a condenação do ex-presidente Lula. Os ingressos custam, em média, US$ 795 (cerca de R$ 3.132).​ 

Presença VIP O ministério, no entanto, não confirma a presença de Moro no evento. Procurada, por meio de sua assessoria, a pasta afirma que a agenda do ministro é divulgada com apenas um dia de antecedência. Segundo patrocinadores, a organização da conferência garante que ele estará lá.


PROSA

"Essa portaria é parte da iniciativa do Ministério da Economia de liberalismo econômico, de facilitar investimentos e negócios"

Ronei Glanzmann, secretário nacional da SAC (Secretaria de Aviação Civil)

Com Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.