Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Brasil quer exportar carne vegetal para China e EUA

Por aqui, produto começa a ser vendido nas lojas do Burger King

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Japão, China, Estados Unidos e Argentina são os países para onde a Marfrig deve começar a exportar sua carne vegetal, que teve um ruidoso lançamento em agosto em parceria com a americana ADM (Archer Daniels Midland Company), uma das maiores processadoras agrícolas do mundo. No mercado brasileiro, a primeira grande rede de fast-food a comercializar o produto foi a Burger King, que provocou filas no lançamento em uma de suas lojas em São Paulo neste mês. 

Igual, mas diferente Ainda sem data definida, uma das vantagens da exportação da carne vegetal é que ela pode ser vendida até para países que tenham algum embargo à proteína animal brasileira.

Diferente, mas igual No setor, o alimento não é visto como potencial substituto da carne no futuro, apesar da moda. É um item de nicho procurado por quem quer reduzir o consumo do produto animal. Parte dos veganos e vegetarianos rejeitam porque é muito parecido com carne real. 

Ao ponto A produção brasileira é oportuna na Marfrig porque ela tem capacidade na fábrica de Várzea Grande (MT) com logística e distribuição, tudo montado com escala e custo menor do que concorrentes de fora do setor, como o Futuro Burger, da Lanchonete da Cidade. 

Ajuste A indústria de eletrônicos se articula para que a Lei de Informática, condenada pela OMC, seja corrigida. Querem mudar o mecanismo que dá incentivo fiscal. Em vez de desconto no IPI, elas passariam a ganhar créditos para abater de tributos sobre o faturamento, segundo Humberto Barbato, presidente da Abinee (associação do setor).

Enquadrado “Dá na mesma. Mas são pequenos detalhes que, por ser signatário da OMC, você é obrigado a respeitar”, diz Barbato. A inadequação do incentivo dado às empresas que investem em inovação pode levar o país a sofrer sanções de União Europeia e Japão a partir de 2020.

Enquadrado 2 Na semana passada, um projeto de lei nessa direção foi apresentado na Câmara, de autoria dos deputados Marcos Pereira (PRB-SP), Bilac Pinto (DEM-MG), Vitor Lippi (PSDB-SP) e Daniel Freitas (PSL-SC).

Aula Estudantes de administração do Ibmec-São Paulo terão aulas sobre assuntos inusitados como propósito maior, bem-estar social, cultura corporativa, liderança consciente e outros. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Na tomada A empresa WEG vai instalar 35 postos para carregamento de carros elétricos em Brasília. No projeto, que é da ABDI (agência de desenvolvimento industrial) e do Parque Tecnológico de Itaipu, o abastecimento é de graça.

De todo mundo Em outubro, a agência ligada ao ministério da Economia, lança projeto piloto de compartilhamento de automóveis elétricos para o setor público. A iniciativa tem custo de R$ 2,3 milhões para a ABDI, incluindo contratos de comodato para uso e manutenção dos 16 veículos.

Luz A ABGD (associação de geração distribuída) lançou um abaixo-assinado neste mês contra o plano da Aneel de taxar a energia que é produzida pelos próprios consumidores, como em painéis solares. O documento será levado à Presidência da República.

Pressa A perspectiva de que a Aneel crie novas taxas para quem gera a própria energia acelerou as instalações. Saltou de 40 mil em setembro de 2018 para 104 mil em agosto. Quem colocar antes da nova resolução pode ser liberado de destinar parte do que produzir à distribuidora de energia, como forma de pagamento pelo uso da infraestrutura dela.

Vírus A maior preocupação dos gestores de segurança digital nas empresas são os cliques em links maliciosos, segundo pesquisa da Flipside, especializada no tema, com 200 companhias brasileiras.

Antivírus Cerca de 27% delas investem mais de R$ 5 milhões por ano em campanhas para mitigar riscos. Quem mais gasta é o setor financeiro.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.