Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cemitérios privados contestam lei sancionada por Bruno Covas

Associação diz que irá entrar na Justiça contra concessões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sepultura O mercado funerário de São Paulo se uniu contra o prefeito Bruno Covas para tentar combater a nova lei, sancionada na quarta-feira (25), que permite a concessão dos serviços funerários e dos 22 cemitérios públicos da capital. Representantes dos cemitérios privados da cidade decidiram nesta quinta (26) que vão entrar na Justiça. O argumento é que a medida inibirá a concorrência no setor porque dará aos concessionados permissão para oferecer um leque maior de serviços. 

Caixão Para o advogado dos cemitérios privados, Aurélio Marchini, eles ficarão limitados a atividades de sepultamento, serviços cemiteriais e velório, enquanto os concessionários serão livres para oferecer todo o pacote que envolve a morte, como o transporte, por exemplo.

Luto O advogado diz que, se a prefeitura criar reserva de mercado para os concessionários, ela conseguirá cobrar outorgas mais altas, mas o valor será repassado ao consumidor com serviços mais caros. 

Carreira O mercado de trabalho para profissionais com carreira na Embraer anda aquecido. Segundo cálculos de Aristeu Neto, advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, nos últimos seis meses, a indústria aeroespacial Avibras contratou cerca de 40 engenheiros que trabalharam na Embraer. 

Boa vizinhança A Embraer diz que não está havendo êxodo de seus engenheiros para a Avibras, também localizada em São José dos Campos. Segundo a fabricante brasileira que vendeu seu braço comercial à Boeing, trata-se apenas de um movimento de funcionários já desligados se recolocando na empresa vizinha. 

Natural A Embraer diz ainda que os profissionais que saíram para companhias como Mitsubishi ou Avibras neste ano representam menos de 0,5% do total de engenheiros da empresa e que a média mundial de rotatividade considerada normal é de 3% a 4%. A Avibras afirma que suas contratações seguem rotatividade normal do mercado. 

Firme A interlocutores que lhe telefonam para saber como anda a relação com o governo, o secretário de privatização Salim Mattar diz que segue firme com todo o apoio do presidente e do ministro Paulo Guedes, grandes entusiastas de seus projetos.

Jamais Ao ser questionado sobre os relatos que rodaram entre políticos e empresários nos últimos dias, de que ele poderia ser o próximo a cair, após Marcos Cintra, Mattar nega com convicção.


Reciclável Quiosques do aeroporto de Fortaleza estão faturando com a venda de saquinhos plásticos transparentes por R$ 5, cada unidade. 

Raio-X É que a gestão do aeroporto exige que os passageiros coloquem seus itens líquidos, como tubos de perfume e xampus, nos saquinhos antes de passar pelo equipamento de raio-X do controle de segurança. Quem não tem a embalagem plástica é orientado a comprar nas lojinhas anexas.  

Avisado A Fraport, concessionária do aeroporto, afirma que a resolução da Anac exige que os líquidos levados na bagagem de mão sejam separados em sacos transparentes durante a inspeção. Diz também que os viajantes já deveriam estar avisados porque as companhias aéreas, na hora do check-in, explicam a todos sobre a norma.

Luz No momento em que se discute o corte de subsídios para a energia solar, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) criou projeto de lei para tentar garantir que 7% da matriz energética brasileira venha de tal fonte.

Garantia No texto, o senador propõe que 20% da energia comprada pelas distribuidoras tenha de ser solar por um período de dez anos ou até que se atinja a meta proposta.

Na pista A Voom, empresa da Airbus que faz voos compartilhados, uma espécie de Uber dos ares, vai ter exclusividade no transporte de helicóptero para espectadores do próximo GP de Fórmula 1 em Interlagos, em novembro.

Carona Quem precisar do serviço vai poder fazer reserva online de voos a partir de regiões como Itaim Bibi, Berrini e Paulista para o autódromo, com trechos a partir de R$ 700 por pessoa.

Novatos A ONG de empreendedorismo Endeavor anuncia nesta sexta que os fundadores das empresas Arquivei e Dito passarão a integrar sua rede de apoiados. A primeira tem sistema para gestão online de notas fiscais e a segunda oferece serviço para relacionamento entre varejo e clientes.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.