Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Demitido do governo, Cintra já é cobiçado por grupo de empresários

Brasil 200, de Flavio Rocha, quer apoio do ex-chefe da Receita para sua proposta de microimposto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A fila anda Marcos Cintra mal foi demitido da Receita e já é cobiçado. Ainda há quem acredite no potencial dele. O Brasil 200, grupo de empresários fundado por Flávio Rocha (Riachuelo), quer tê-lo como aliado na defesa do projeto de reforma tributária que vem tentando emplacar entre os congressistas. “A gente ganha mais um apoio em defesa do imposto sobre movimentação financeira, sem estar amarrado pelo fato de estar no governo”, diz Gabriel Kanner, presidente do Brasil 200.

Mini Embora esteja interessado em ter ao seu lado a figura do secretário, estigmatizada pela defesa da CPMF, Kanner ainda espera mudar a imagem do tributo sobre movimentação financeira para ser reconhecido como microimposto.

Luta “Vamos continuar nessa campanha, que não tem nada a ver com a CPMF”, diz Kanner.

Viagem Flávio Rocha também busca reforço na Suíça. Vai se encontrar, no dia 23, com o economista Marc Chesney, da Universidade de Zurique, especialista no microimposto.

Vanessa Rahal Canado, diretora do CCiF, em montagem feita por alunas - Reprodução

Trono Quando o nome de Vanessa Canado, diretora do CCiF, passou a circular nesta quinta (12) como uma das apostas para comandar a Receita, houve comemoração entre apoiadores da proposta de reforma que tramita na Câmara, a PEC 45, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que é baseada nos estudos do CCiF, think tank do qual o economista Bernard Appy também é diretor.   

Governo feminista Fizeram até sticker, aquelas figurinhas para trocar pelo WhatsApp, com foto da advogada coberta por uma coroa. Segundo professores da FGV, o meme foi feito por alunas de Canado para exaltar o poder feminino. 

Será? Os mais desconfiados se perguntavam: se o governo colocasse uma diretora do CCiF na Receita, estaria admitindo apoio à proposta da Câmara e se indispondo com o Senado, que tem projeto adversário, no momento que Bolsonaro precisa da Casa para emplacar seu filho Eduardo em Washington?   

Preferiria não Quem conversou com Canado acha improvável que aceite o cargo.


Garçom A regulamentação das gorjetas em restaurantes ressuscita na Câmara. Ela foi aprovada pelo Congresso em 2017, mas anulada por erro de redação na reforma trabalhista. Voltou em uma medida provisória que resolveria o engano, mas caducou.

Cardápio Uma proposta que desobriga os pequenos estabelecimentos de pagarem imposto sobre a caixinha foi aprovada na comissão de Finanças da Câmara nesta quarta. Falta redefinir como fica o pagamento de FGTS, férias e 13º, diz Paulo Solmucci Junior, da Abrasel (entidade do setor).

Aliança Atritos entre governo brasileiro e alemão sobre questões ambientais não chegaram na indústria. Empresários do setor vão discutir o futuro da relação com o país europeu, além de ações na agricultura, saúde e educação, na próxima semana em Natal. 

Convite Marcarão presença no evento da CNI com a BDI (indústria alemã) o vice-presidente, general Hamilton Mourão, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).  

Aula O Ibmec fez parceria com a escola de negócios da Sorbonne para oferecer programa de mestrado profissional internacional. Começará no final deste ano, terá duração de 14 meses e será voltado para a área de finanças, com intercâmbio de professores e direito a diploma europeu.

Sol Cresceu 212% o volume de desembolsos para projetos de energia fotovoltaicas no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais de janeiro a agosto ante igual período de 2018. Foram liberados R$ 29,7 milhões, segundo o banco, que vai tratar do tema em evento com outras instituições da América Latina na próxima semana em Belo Horizonte.

Diálogo Depois de contestar a comunicação do governo em relação a problemas ambientais, o agronegócio voltou a se alinhar. Antônio Galvan, presidente da Aprosoja/MT, elogiou a autocrítica feita nesta semana pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que demonstrou disposição de dialogar com países europeus.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.